a carregar...

UC.PT

Repositório de Regulamentos

Biblioteca Geral da UC

Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 26.º dos Estatutos da UC, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) é a “estrutura universitária responsável pela coordenação dos meios e dos recursos que asseguram a gestão racional do espólio bibliográfico e documental, bem como pela concretização da estratégia de coordenação definida nestas matérias pelos órgãos competentes da Universidade.”

De acordo com o artigo 2.º do Regulamento da BGUC,

“1 - São atribuições fundamentais da BGUC:

a) A preservação, o enriquecimento, o tratamento técnico e a difusão do seu património bibliográfico e documental.

b) O apoio ao ensino e à investigação universitários e extra-universitários, disponibilizando serviços de informação bibliográfica e documental, e o acesso aos seus fundos, reais ou virtuais.

c) A gestão da Biblioteca Joanina.

2 - Compete à BGUC colaborar com o Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra (SIBUC) na normalização e na coordenação técnica do Sistema Integrado de Informação Bibliográfica (SIIB/UC), contribuindo para o aumento da sua qualidade e consistência, assim como, ainda em colaboração com o SIBUC, realizar projectos e tarefas comuns e que requeiram as competências e a experiência dos serviços da BGUC.

3 - Incumbe ainda à BGUC:

a) A disponibilização ao público universitário e não-universitário da bibliografia nacional que recebe por depósito legal, por doações ou por aquisições.

b) A participação no SIIB/UC.

c) A cooperação com a Base Nacional de Dados Bibliográficos (POR-BASE), em colaboração com a Biblioteca Nacional de Portugal.

d) O empréstimo interbibliotecas a nível nacional e internacional, assim como outras formas de colaboração com outras bibliotecas.

e) A participação em órgãos ou comissões de carácter consultivo e ou deliberativo no sector das bibliotecas e da informação bibliográfica, de âmbito nacional ou internacional.

f) Proporcionar ao Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra (SIBUC) condições de funcionamento adequadas e com ele colaborar no desempenho das suas funções.

4 - A BGUC prossegue projectos de actividade cultural, por si só ou em cooperação com outras entidades da UC, em particular as outras unidades de extensão cultural e de apoio à formação, ou exteriores a ela.

Aqui encontra os regulamentos que regem o funcionamento da BGUC.

 
Indicação Documentos não vigentes