• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar uma sugestão ou reclamação preencha este formulário, colocando na mensagem o serviço visado e uma descrição detalhada do assunto.
    Agradecemos a colaboração!

    Universidade de Coimbra

    Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

a carregar...

UC.PT

Rua Larga

A  Rua Larga está aberta ao trânsito das ideias que circulam na Universidade de Coimbra desde Junho de 2003, data em que foi publicado o número 1 da revista da Reitoria da Universidade de Coimbra.
O nome foi tomado de empréstimo à via que actualmente assegura a ligação do Largo D. Dinis à emblemática Porta Férrea. Rua que, antes da construção da cidade universitária como hoje a conhecemos, era já uma das mais importantes da Alta conimbricense. Por essa Rua Larga antepassaram muitas histórias com os mais diversos protagonistas. 
A largueza foi-se, no entanto, estreitando, sujeita às sucessivas necessidades que a contemporaneidade vai inventando. O projecto de criar uma vasta zona pedonal reanimou a nobreza da Rua novamente Larga. O génio arquitectónico de Gonçalo Byrne construiu a ponte entre passado e futuro, feita de pedra e ar. 
Nesta lógica de abertura de possibilidades de comunicação, fazia todo o sentido rasgar ainda mais a Rua Larga, extravasá-la em páginas, em letra que também fica. A Rua Larga, revista, é esse espaço ao mesmo tempo simbólico e efectivo por onde passa o que se vai passando na Universidade. E como a Rua se quer Larga, nela cabem também a cidade e a região que a abrigam, numa relação assente na cultura da colaboração.
A metáfora é inesgotável e, portanto, pedra a pedra, número a número, vamos calcorreando a Rua, aberta também neste espaço virtual.