Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Secção de Fotografia da AAC

Génese

Incentivados pelas Direcções-Gerais da Associação Académica de Coimbra (AAC), presididas por Humberto Martins e, posteriormente, Victor Hugo Salgado, um grupo de estudantes, em colaboração com profissionais da fotografia, organizou-se e elaborou um projecto para a criação de uma futura Secção de Fotografia na AAC.

Em 2005, designados por Grupo de Fotografia, uma equipa auxiliada pelo fotógrafo Paulo Abrantes realizou diversas actividades e desenvolveu interessantes parcerias com as sucessivas Direcções-Gerais. Também nesta fase foi fundamental o impulso da Comissão Executiva do Conselho Cultural.

Este grupo de trabalho apresentou regularmente actividades, sendo que em Novembro de 2006, por unanimidade, o Conselho Cultural da AAC reconheceu a Pró-Secção de Fotografia. Motivada por este reconhecimento, a Pro-Secção trabalhou ainda com mais vigor e, em Dezembro de 2007, o Conselho Cultural da AAC votou favoravelmente a criação da Secção de Fotografia, sendo esta a 16ª secção cultural da AAC, colmatando a ausência da arte fotográfica na maior e mais prestigiada associação de estudantes do pais.

Desde o início teria sido difícil concretizar os objectivos propostos sem o apoio das sucessivas Comissões Organizadoras da Queima das Fitas, Comissões Executivas do Conselho Cultural e Direcções Gerais da AAC.

Objectivos

A Secção de Fotografia da AAC pretende promover e divulgar a Fotografia inserida nas novas tecnologias e nos diversos processos analógicos, nas suas vertentes teórica e prática, com uma orientação fundamentalmente formadora e estruturante no valor que a Fotografia ocupa nas suas diversas linguagens e técnicas. Aberta ao diálogo e à livre troca de ideias e opiniões, numa lógica que se pretende pluridisciplinar, fundamenta toda a sua actividade na dinâmica da Academia de Coimbra e da cidade.

Desenvolver actividades pedagógicas e acções de formação sobre os diversos géneros e linguagens fotográficas, realizar documentações fotográficas dos eventos promovidos na AAC, apoiar a organização de actividades fotográficas realizadas por outras entidades da Academia e colaborar com todos aqueles que pretendam contribuir para a imagem da AAC, e da cidade de Coimbra, são os grandes objectivos da mais jovem secção cultural da AAC.

Das diversas actividades expositivas são de realçar as participações na Semana Cultural da Universidade de Coimbra e Bienal de Porto Santo. Nestes prestigiados eventos os alunos dos cursos de fotografia tiveram a possibilidade, e a oportunidade, de mostrar os seus primeiros trabalhos, revelando um pouco a identidade da secção e o olhar pessoal de cada elemento.

Para o ano de 2010, a motivação e a esperança de serem melhoradas algumas condições de trabalho, nomeadamente a conquista de uma sala condigna, serão fundamentais para executar uma programação assente em cinco áreas: formação, banco de imagens (sua conclusão e colocação on-line), exposições, edição/publicação e fotografia solidária.

Com praticamente dois anos de existência, em Novembro de 2009, a Secção de Fotografia da AAC foi distinguida como Secção do Ano na Iª Gala António Luís Gomes, prémio atribuído à secção que mais se distinguiu das restantes pela sua actividade.

* A Secção de Fotografia da Associação Académica de Coimbra