a carregar...

UC.PT

Universidade de Coimbra - Alta e Sofia

Laboratório Químico | Chemistry Laboratory


 
1
   
2 3
  
Denominação  Name
Laboratório Químico

 Chemistry Laboratory

Ocupação atual  Current occupation
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

 Science Museum of the University of Coimbra
Propriedade  Ownership
Universidade de Coimbra  University of Coimbra
  
  
Caracterização artística e arquitetónica

 Art and Architecture

Contemporâneo da Reforma Pombalina, a construção do Laboratório terminou em 1775. 

Perante a necessidade de acomodar devidamente os objetos experimentais e proporcionar um ensino qualificado construiu-se um edifício de raiz de modo a responder a todas as exigências impostas. Foi erguido sobre as antigas instalações do refeitório, cozinhas e áreas anexas do extinto Colégio da Companhia de Jesus.

Virada a Poente, a fachada principal apresenta uma composição neoclássica de linhas simétricas e proporções equilibradas, composta por janelas amplas enquadradas por pilastras, entablamento de tríglifos e balaustrada coroada com sucessão de urnas de onde se destacam o corpo central, formado por quatro colunas dóricas que suportam o coroamento principal, um frontão triangular com a inscrição “Laboratório Chimico”.

Além da integridade arquitetónica do edifício destaca-se ainda a importante coleção dos utensílios experimentais dos séculos XVIII e XIX.

 Dating from the time of the Pombaline Reform, the building was finished in 1755.

Given the need to adequately accommodate the experimental objects and to provide a quality education, a building was erected from scratch in order to meet all the required standards. It was constructed to the east of the vast   complex of the extinct College of the Society of Jesus.


Facing west, the main façade displays a neoclassical design, with symmetrical lines and balanced proportions, composed of wide windows framed by pilasters, triglyph entablature and a balustrade crowned with a series of urns. The central body stands out, made of four Doric columns that support the main triangular pediment bearing the inscription “Laboratório Chimico” (Chemistry Laboratory).


Besides the architectural integrity of the building, one should also highlight the important collection of experimental instruments of the 18th and 19th centuries that it houses.

  
Intervenção

 Intervention

Alvo de um recente projeto de remodelação e valorização dos seus espaços interiores para a instalação da primeira fase do projeto do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, da autoria dos arquitetos João Mendes Ribeiro, Désirée Pedro e Carlos Antunes, o antigo Laboratório Químico pombalino recuperou a sua estrutura e disposição originais, incluindo o anfiteatro escolar. Foi inaugurado em 2006.  As a result of a recent remodelling and enhancement of its interior space for the development of the first phase of the Science Museum of the University of Coimbra (designed by architects João Mendes Ribeiro, Désirée Pedro and Carlos Antunes), the Pombaline Chemistry Laboratory regained its former structure and layout, including the amphitheatre. The inauguration took place in 2006.