a carregar...

SASUC

Alimentação

Combate ao Desperdicio Alimentar

A Ideia...    ☼ O que já foi feito...   ☼ Impacto...

QuantoPesaDesperdicio.png

Nova monitorização do desperdício alimentar nas cantinas

Na semana de 17 a 21 de outubro, os SASUC voltam a monitorizar o desperdício nas 10 cantinas da Universidade de Coimbra, através da colocação de balanças onde os alimentos não consumidos pelos utilizadores das cantinas serão pesados.

Esta iniciativa também servirá para recolha de sugestões de combate ao desperdício de alimentos.

Os SASUC apelam à participação de todos os membros da comunidade universitária.

Food&Nutition-finalista.png



SASUC finalistas na sustentabilidade alimentar

A campanha “Menos é igual a Mais”, lançada pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), em abril de 2015, com o objetivo de desperdício alimentar zero e que já permitiu a redução de oito para quatro toneladas de desperdício alimentar nas cantinas da UC, está entre as finalistas ao prémio Food & Nutrition Awards, na categoria ‘Sustentabilidade Alimentar’.

Sob o lema ‘Inovar para crescer’, este galardão distingue a inovação na indústria agroalimentar, em estreita parceria com a comunidade científica, empresas e entidades governamentais, com responsabilidades nas áreas da Inovação, Indústria, Agricultura, Saúde e Educação.  

A estratégia para sensibilizar todos os membros da comunidade universitária para a imperiosidade da utilização racional dos recursos disponíveis passa pela adoção de comportamentos de consumo responsáveis nas cantinas e bares UC, nomeadamente o ajustamento das porções às necessidades individuais, a adoção de métodos de confeção promotores da eficiência na utilização dos alimentos e pela monitorização do desperdício.

Campanha  “Menos é igual a Mais”

Balanca-Desperdicio.jpg

Os SASUC iniciam uma nova fase da campanha de combate ao desperdício! E, mais uma vez, a tua colaboração vai ser decisiva.

De 30 de maio a 3 de junho, estará na Sala A (Cantinas Centrais), uma balança digital para que possas pesar o desperdício presente no teu prato, após a refeição. Esta tarefa será auxiliada pelo staff da cantina e só serão contabilizados resíduos alimentares consumíveis à partida (excluem-se ossos, espinhas, cascas de fruta não consumíveis, etc.).

O mesmo processo será repetido internamente em todas as cantinas da UC!

Partimos das 4 toneladas de desperdício e o objetivo é desperdício alimentar zero!

Juntos conseguimos tornar a UC mais verde e ecologicamente responsável no consumo alimentar com o objetivo desperdício alimentar zero.

PesaDesperdicio-do-teu-prato_2.PNG
NovidadeMarco.png

Novídade de março - Campanha de Combate ao Desperdício Alimentar

O Xiribitatatatá passa a estar disponível no Polo II, no CAP II

CartazComunidadeUniversitaria.png



topo


A ideia…

Foram colocadas balanças nas zonas de receção dos tabuleiros, para consideração de todos os resíduos alimentares mantidos no prato após o final da refeição. O resultado aproximado foi de 8 toneladas de resíduos alimentares por mês! Em Portugal, estima-se que esse desperdício ronde 17% da produção anual de alimentos, equivalendo a cerca de 1 milhão de toneladas.

Face a estes números e considerando as cerca de um milhão de refeições servidas por ano, a adaptação da quantidade de comida servida em cada prato às necessidades de cada caso específico, pode resultar num impacto significativo: “Menos é igual a mais”.

Assim, sensibilizou-se a comunidade universitária e foi lançado o desafio ao conjunto dos membros do Universo UC para partilharem sugestões de boas práticas a adotar neste contexto.

Durante todo o processo, assistimos a uma intensa fase de preparação e reflexão que envolveu toda equipa da Divisão de Alimentação dos SASUC.



SinaleticaDesperdicio.png
topo

O que já foi feito…

Novos comportamentos

A Divisão de Alimentação está a adotar novos comportamentos na confeção das ementas, designadamente:

► Confeção de batatas com casca;

► Aproveitamento da casca da maçã na salada de fruta;

► Aproveitamento dos talos da couve e alface na confeção da sopa;

► Introdução de uma nova sobremesa – Pudim Molotov – para o aproveitamento das claras de ovo;

► Aproveitamento de pão em torradas, pão ralado e croutons para sopas e saladas.

A Divisão de Alimentação tem ainda o desafio mensal de apresentar um novo produto que decorra de aproveitamento de alimentos, dando conta à comunidade universitária, de maneira a que a evolução da campanha de combate ao desperdício alimentar seja percetível em todo o universo UC.

Sensibilização da comunidade universitária

Na perspetiva dos utilizadores das cantinas da Universidade de Coimbra, o lema escolhido para a referida campanha foi “Menos é igual a Mais”, pela afinidade ao objetivo da redução do desperdício alimentar, que foi auxiliado em termos comunicacionais em duas ideias, expressas nos suportes comunicativos: o que não se come é lixo e desejabilidade da adequação do pedido de preparação do prato de forma adaptada às necessidades reais de consumo individual.

Sensibilização Dos/as Trabalhadores da Divisão de Alimentação

Do ponto de vista dos trabalhadores do setor alimentar, foi desenvolvido um cartaz através do qual se pretende sensibilizar os trabalhadores do setor alimentar para práticas profissionais conducentes à redução do desperdício. Nesse contexto, foi também utilizada a Lei de Lavoisier: “Na natureza, nada se cria e nada se perde. Tudo se transforma”.

topo



CartazDirigidoTrabalhadores.jpg



Novidade_novembroedezembro.png



NovidadeJunho.PNG



NovidadeMaio.png
NovidadeAbril.jpg
topo






Impacto...

A repercussão da campanha adotada pelos SASUC foi imediata quer nos órgãos de comunicação locais quer nos nacionais, o que proporcionou um maior alcance; e que, por sua vez, se refletiu através do feedback da comunidade universitária.

Contudo, o sucesso desta campanha está dependente do esforço coletivo dos membros da Comunidade UC, que poderão continuar a partilhar sugestões de boas práticas a adotar neste contexto através do endereço alimentacao@sas.uc.pt.

Em suma, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra podem considerar compreendidos no global desta campanha, a sensibilização junto de toda a comunidade universitária e as boas práticas de gestão de resto/sobras bem como os objetivos lançados pela Secretaria de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar de prevenção, minimização e tratamento do desperdício alimentar.



AsBeiras2_desperdicio.PNG



AsBeiras_desperdicio.PNG
topo



CM_desperdicio.PNG



SIC_desperdicio.PNG



topo
TVi_desperdicio.PNG



i_desperdicio.PNG



topo