a carregar...

SASUC

Apoio à Infância

Escutar a Criança

JI_Desenho001

“Non sono i non siamo per la scuola dell’instruzione, né per quella della formazione, ma per la scuola dell’educazione.”

Carla Rinaldi *

A Abordagem Reggio Emília tem-se vindo a disseminar um pouco por tudo o mundo, principalmente, a partir de 1991 quando eleita pela revista norte-americana Newsweek um dos melhores sistemas de educação do mundo.

Esta modelo curricular apoia-se em sete premissas principais:
- Currículo emergente;
- Trabalho de projecto;
- Desenvolvimento representativo;
- Trabalho em equipa;
- Educadores como investigadores;
- Documentação;
- Organização do espaço.

No JISASUC procuramos proporcionar às crianças momentos de efectiva colaboração que conduzem a aprendizagens significativas. A descoberta dos objectos, espaços, sons e natureza traduzem-se em indutores de descobertas. A criança é estimulada a desenvolver a sua autonomia física e de pensamento, valorizando o seu bem-estar sócio-emocional.

JISASUC, Escutar a criança, dar voz à criança.

* RINALDI (2009) Rendere visibile l’apprendimento – bambini che apprendono individalmente e in gruppo. ReggioEmilia: ReggioChildren. p. 38.