a carregar...

UC.PT

Semana Cultural

19ª SEMANA CULTURAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

1 março a 1 maio | 2017



Está aberto até 26 de setembro o prazo de  candidatura de projetos à 19ª Semana Cultural da UC. Formulário disponível aqui.

Quem somos?

A Universidade de Coimbra é hoje o resultado do encontro de uma história de mais de sete séculos com os sonhos de futuro, tendo sempre presente a procura e transmissão do conhecimento. Coimbra é a primeira capital de Portugal, onde D. Afonso Henriques estabeleceu sede mesmo antes de este território ser um país. Foi de Coimbra que Afonso Henriques partiu para a batalha de Ourique após a qual se autoproclamou rei. Em Coimbra nasceram todos os seus sucessores da 1ª dinastia. O edifício hoje designado como Paço das Escolas foi uma real maternidade. 

A identidade dialoga com outras camadas de realidade, concretas, das pessoas, dos edifícios, dos instrumentos, dos livros, e abstratas, das narrativas.

Hoje, a Universidade de Coimbra faz parte da elite das 2% melhores universidades do mundo.

Apanhados no tempo e neste diálogo, por vezes tenso, entre o estimulantemente novo e o profundamente enraizado, queremos, durante a Semana Cultural, que terá lugar entre 1 de março e 1 de maio de 2017, colocar uma questão: quem somos?

Nesta indagação podem caber todas as perguntas pertinentes num mundo e num momento em que a identidade é profundamente desafiada em tantas dimensões: porque a resposta sobre quem somos também se encontra no lugar onde estamos por escolha, por obrigação ou por falta de alternativa; porque temos um corpo físico que é o resultado da identidade nele contida e sobre ele construída; porque somos herdeiros de patrimónios e produtores de heranças; porque nos definimos também em função do que não somos, por oposição a outros.

2017 é o ano Internacional do Turismo Sustentável o que convida também a refletir sobre a necessidade de conciliar a economia coletiva do planeta com a sua própria sobrevivência em equilíbrio.

Nesta procura pelo conhecimento que faz parte da identidade da Universidade, queremos acrescentar camadas ao que somos.

Clara Almeida Santos

Vice-reitora da UC


18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Pode consultar o Programa completo da última edição da Semana Cultural da Universidade de Coimbra AQUI

FB