a carregar...

UC.PT

Semana Cultural

Oh as casas 

Oh as casas as casas as casas

Tomamos emprestado a Ruy Belo o verso e título de um poema para tema da 20ª Semana Cultural da UC.

2018 será um ano pródigo em momentos fortes e pretextos para iniciativas.

É, desde logo, Ano Europeu do Património Cultural. A União Europeia assim decidiu, sendo que nem todos os anos são anos europeus de alguma coisa. Assim se torna o mote especial. A Universidade de Coimbra, Património Cultural por excelência reconhecido como sendo da Humanidade, assume na sua Semana Cultural essa ligação primordial aos edifícios que a receberam como casa. Uma Universidade é uma casa de conhecimento e, no caso da Universidade de Coimbra, a criação e transmissão desse conhecimento passou por várias casas que queremos lembrar e desfrutar nesta Semana Cultural.

Também em 2018 acontece em Coimbra o maior evento polidesportivo de sempre em Portugal: os Jogos Europeus Universitários de 2018 vão trazer uma dinâmica especial em julho. E pensar em desporto faz-nos pensar no corpo também como uma casa: uma mente sã precisa de habitar um corpo são. Esta sanidade tem, evidentemente, muitos sentidos. Continuando no tema da saúde, em abril realiza-se em Coimbra o encontro intercalar do World Health Summit 2018, dedicado a políticas globais de saúde, com particular atenção à prestação de cuidados de saúde em zonas de fronteira, onde as condições organizativas e sociais são difíceis.

O terceiro sentido de casa que queremos sublinhar em 2018 é o da “casa comum”, como chamou o Papa Francisco ao planeta que habitamos na encíclica “Laudato Si”. A Terra que herdámos é, também, um património, um legado do qual urge cada vez mais tratar com cuidado e com a consciência do bem precioso que é.

Propomos, então, três casas – casa-património, casa-corpo, casa-mundo – para uma Semana Cultural que (se) ocupe de muitas moradas. Como habitualmente, as propostas de iniciativas deverão ser submetidas através do preenchimento do formulário disponível nesta hiperligação, até 24 de setembro.





A Semana Cultural da Universidade de Coimbra é um evento provavelmente sem paralelo em Portugal, desde logo pela dimensão, decorrendo habitualmente entre março e maio, com a oferta de um enorme leque de eventos, desde concertos a exposições espalhados não só nos espaços da UC mas por toda a cidade, onde a comunidade universitária se envolve, numa celebração conjunta com Coimbra.





Recorde o PROGRAMA COMPLETO da 19ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, com o tema "Quem Somos?", que decorreu de 1 de março a 28 de abril de 2017.





fb