Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
Banner principal

21ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Inscrições encerradas.

Tema: 

Caminhos

Espera-me: Pois por mais longos que sejam os caminhos

Eu regresso.

in “Mar”, Sophia de Mello Breyner

A 20 de setembro de 1519, o português Fernão de Magalhães iniciou em Espanha a viagem que o levaria a comandar a primeira viagem marítima à volta do mundo. Dos cerca de 240 homens que partiram nesse dia de Sevilha, apenas 18 regressaram. Entre eles não se contava Magalhães, entretanto morto em combate nas Filipinas.

A ousadia e coragem aliadas ao conhecimento em várias áreas permitiram alcançar este feito do qual se comemoram em 2019 os 500 anos. E muitos caminhos se abriram a partir desse caminho. Fernão de Magalhães não viveu para conhecer a glória mas o seu nome ficou perpetuado no Estreito de Magalhães, nas Nuvens de Magalhães, nas crateras (lunares e marcianas) de Magalhães, numa sonda da NASA que chegou a Vénus.

O caminho de Magalhães foi inspirador. Os caminhos aliás estão na base de  obras fundamentais da literatura mundial como a Odisseia ou Os Lusíadas.

Os caminhos podem perpetuar-se pela escrita, inventar-se onde não existem, descobrir-se quando estão escondidos, percorrer-se, revisitar-se. Podem ser espaços de contemplação ou vias que permitem chegar mais depressa de um lado a outro. Podem ser lugar de provações, de vida e de morte. Apresentam muitas vezes encruzilhadas onde é preciso tomar decisões para seguir caminho. Às vezes às escuras, outras vezes às claras.

Caminhos é o tema da 21ª Semana Cultural da UC. 

As notificações de aceitação das propostas e financiamento atribuído serão comunicadas até 19 de outubro.

Desejamos que os caminhos sejam inspiradores!



A Semana Cultural da Universidade de Coimbra ramifica em várias direções a celebração do Dia da Universidade, que todos os anos se comemora a 1 de Março. Pretende, essencialmente, dar a conhecer ao exterior as múltiplas atividades desenvolvidas na Universidade de Coimbra (UC), integrando-as numa convocação comum e conjugando-as com uma programação diversificada em várias áreas culturais. [ver mais]