a carregar...

UC.PT

Semana Cultural

Semana 3 | 12 a 18 de março

Eventuais alterações da programação serão da inteira responsabilidade dos promotores das iniciativas.

13 SEG | 14 QUA | 15 QUI | 16 SEX | 17 SÁB

13 mar | TER 

21h30 | Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV)

AS SETE MIL PORTAS

Filme de Tiago Cravidão. Talvez o primeiro documentário realizado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Um filme sobre um objecto total: conjunto técnicas e de gestos que tal qual as narrativas de Xerazade, ou o xadrez de Antonius Block, procura, num infindável abrir e fechar de portas, despistar, por alguns momentos, a seta do tempo.

Conversa pós-filme com Abílio Hernandez Cardoso

ORGANIZAÇÃO: Largo Filmes

16h00 | Claustros de Colégio de São Jerónimo

AI COIMBRA QUE CAIS. PARTE I

Com 25 fotografias, pretende-se mostrar um projecto sócio fotográfico de sinalização e identificação de edifícios degradados /abandonados, cobrindo todas as ruas, becos e afins das freguesias urbanas do concelho de Coimbra. Este inventário fotográfico pretende sensibilizar o público em geral e entidades responsáveis em particular para olhar a cidade em pormenor e arranjar soluções de reabilitação para que as ruas de Coimbra fiquem mais bonitas, e que porventura as soluções vão de encontro de quem não tem a sua habitação ou seja frágil. Do mesmo modo pretende-se um olhar mais alargado para além da envolvente do território Classificado pela UNESCO, - como vimos assistindo nestes últimos dois anos - ou seja, voltar a cidade para a Universidade, envolvê-la, torná-la uma grande expressão de Cidade com Património Classificado pela UNESCO. (Até 13 de abril)

ORGANIZAÇÃO: GIF.Grupo de Intervenção Fotográfica 

14 mar | QUA

10h00 | Casa da Esquina

PEQUENA CASA DE LEMBRANÇAS

Pequena casa de lembranças é uma representação da memória de várias crianças por meio de objetos (roupas, calçados, brinquedos, desenhos, fotografias etc) que re-vestem uma pequena casa de brinquedo. Uma evocação às lembranças deixadas para trás por crianças que mudam para países diferentes, como acontece com muitos filhos(as) de pesquisadores em Coimbra. Uma criação multimedia de Wagner Merije. Até 30 de março. 

ORGANIZAÇÃO: Wagner Rodrigues Araujo (Wagner Merije) e Aquarela Multimedia

21h00 | Casa das Artes Bissaya Barreto

CICLO DE CINEMA (“HUMAN, VOL. 1”)

Apresentação do filme/documentário "Human, Vol. 1" no âmbito do sub-tema casa-mundo, sendo que partilhamos todos a mesma casa, ainda que existam barreiras entre países e humanos. Quando se vive com uma visão unilateral a nível cultural e de valores é fácil esquecer que existem muitas outras realidades. Com a apresentação deste filme/documentários, e com o posterior debate, pretendemos alargar os horizontes dos participantes no que toca à diversidade cultural e valores morais.

ORGANIZAÇÃO: SOS Estudante

21h00 | Teatro Académico de Gil Vicente

(RE)VIVER COIMBRA

Englobado no ano de Comemorações dos 130 anos da TAUC, a Orquestra apresenta um concerto centrado no mais emblemático instrumento da cidade, a Guitarra de Coimbra. Haverá ainda espaço para a estreia de uma composição inédita pelo compositor Pedro Camacho, qua partir do tema da 20ª SCUC parte em busca da Tuna, de Coimbra e de todo o ambiente académico e estudantil.

ORGANIZAÇÃO: TAUC (Tuna Académica da Universidade de Coimbra)

15 mar | QUI

10h00 | Auditório da Faculdade de Direito da UC

SEGUNDO COLÓQUIO APRENDER COM A VIAGEM

Em complemento da viagem de investigação e estudo, abordada no colóquio de 2015, pretende-se agora, neste segundo colóquio, explorar as viagens em que os arquitectos portugueses se internacionalizam, por meio do projecto ou do ensino. Irá reflectir-se sobre a importância dos cruzamentos entre a arquitectura portuguesa e as culturas arquitectónicas onde têm vindo a partilhar o seu conhecimento.

ORGANIZAÇÃO: Departamento de Arquitectura da FCTUC

18h00 | Sala de exposições do DARQ

RETRATO(S) DA MINHA CASA

Pretende-se com esta iniciativa celebrar as múltiplas e as distintas casas que todos habitamos fisicamente como corpo, que naturalmente nos desperta emoções e memórias várias. Mas não cuidaremos apenas dessas pequenas e grandes construções, qual corpo material, importará, igualmente, experimentar aquelas outras que sempre imaginamos e decerto delas desenhamos uma encenação idílica. Até 6 de abril.

ORGANIZAÇÃO: Departamento de Arquitectura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)

16 mar | SEX

09h30| Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra

IV JORNADAS CIENTÍFICO-PEDAGÓGICAS DE ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Estas Jornadas têm por objetivo pôr em evidência a vertente investigacional que o Estágio Pedagógico integra, num ambiente de discussão entre pares

ORGANIZAÇÃO: Elsa Silva

11h00 | Universidade de Coimbra [Reitoria]

UCICERONE

Da curiosidade nasce o espírito científico e a das crianças é inquestionável. Se a universidade é uma casa, então por que não abrir-lhe as portas, as gavetas, descobrir o que habitualmente não está visível? Um grupo de miúdos ousou saber mais e irá contar tudo aos adultos em visitas guiadas à Universidade de Coimbra, nas vertentes património e inovação. A UCicerone vai revelar a Reitoria que se esconde atrás da Sala das Armas. A atividade será conduzida por crianças dos 5 aos 6 anos, que frequentam o Jardim de Infância da Universidade de Coimbra. 

ORGANIZAÇÃO: Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra

17 mar | SÁB

18h00 | Sala de exposições do Laboratório de Curadoria

CAPC - A CASA DAS VANGUARDAS

A casa do Circulo de Artes Plásticas de Coimbra foi um espaço fundador para a experiência e para os múltiplos modos de ser que caracterizaram os sessenta anos de vida do CAPC, que com esta exposição pretendemos celebrar. Serão mostradas 12 obras de arte representativas dos 60 anos de atividade continuada, agrupadas em pares, representando a década na qual foram realizadas. Para além da sua incontornável condição de obras de arte, apresentam-se como objectos da cultura material, que testemunham e contam a história de uma época na qual foram concebidas. Patente até 27 de abril.

Inauguração:

16h - Casa das Vanguardas — Sala de exposições do laboratório de curadoria (evento no âmbito da Semana Cultural da UC)

18h - Miss understanding — CAPC - Sede

ORGANIZAÇÃO: CAPC -Círculo de Artes Plásticas de Coimbra