a carregar...

UC.PT

Semana Cultural

Semana 7 | 16 a 22 de abril

Eventuais alterações da programação serão da inteira responsabilidade dos promotores das iniciativas.

16 SEG | 17 TER | 18 QUA | 19 QUI | 20 SEX | 21 SÁB

16 abr | SEG

21h30 | Mini-Auditório Salgado Zenha

WORKSHOP DE SAÚDE VOCAL

No Dia Mundial da Voz, o Coro Misto da UC apresenta um workshop de Otimização e Saúde Vocal, lecionado pela Drª Filipa Lã. Com ele pretende-se proporcionar noções teóricas sobre produção vocal, e execução informada dos exercícios práticos escolhidos, que ajudarão no desenvolvimento de hábitos promotores de maior eficiência vocal e na prevenção de problemas resultantes de práticas vocais menos corretas.

ORGANIZAÇÃO: Coro Misto da Universidade de Coimbra 

17 abr | TER

09h30 | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Anf. III

EUROPA – UMA CASA COMUM?

Europa – uma Casa Comum? As ideias de Casa Comum Europeia ganham particular acuidade no campo político, de relações internacionais, de estratégias geopolíticas e a nível cultural. Procura-se neste Colóquio reflectir sobre:  

  • A Casa Comum europeia e as emergentes relações internacionais.  
  • A Casa Comum europeia e a comunidade cultural entre as nações da Europa. 
  • A Casa Comum europeia e as liberdades, direitos do Homem e pluralismo político.
  • Casa da Europa – lugar de reflexão crítica e de memória da Europa.

ORGANIZAÇÃO: CEIS20 – Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização

18 abr | QUA

09h00 | Arquivo da Universidade de Coimbra

OS TABELIÃES, PROFISSIONAIS DA PENA, E AS SUAS “CASAS” NA IDADE MÉDIA 

Os tabeliães das notas, ofício criado no reinado de Afonso II, eram oficiais possuidores da "fides publica" ,monopólio dos agentes da escrita de então. Este aspecto conferia-lhes poder, prestígio e fortuna pessoal o que, frequentemente, os levava a práticas condenáveis como a falsificação de documentos, a especulação nos preços, ou mesmo, o exercício clandestino da profissão. Por estas razões, o tabelião era considerado, por alguns, "persona privilegiata" e, por outros, "persona non grata".

ORGANIZAÇÃO: Centro de História da Sociedade e da Cultura, Maria José Azevedo Santos, Sónia Nobre

14h00 | Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Estádio Universitário Pavilhão 3

ENCONTRO GERAÇÕES FCDEF-UC

Realização de jogos de boccia e outras actividades lúdicas, direcionados para séniores e jovens

ORGANIZAÇÃO: Maria João Campos

14h00 | Faculdade de Letras

CICLO DE ESTUDOS – CASA DE VIVÊNCIA DA FÉ, MORADA DA RAZÃO: O THÉOS E O LAOS NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 

A Universidade não foi nunca um receptáculo passivo do quadro teórico-doutrinal católico e muito menos esteve imune às filosofias de pensamento de cunho revolucionário e progressista. Este ciclo de estudos visa discutir a problemática, encarando a instituição universitária como tópos onde fé e razão confluíram e se confrontaram, desenvolvendo relações de convivência, exasperação e concorrência.

ORGANIZAÇÃO: Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC)

15h00 | FMUC, Pólo III

A CASA HUMANA

Realização de workshops interativos baseados num modelo de uma casa como corpo/sede de saúde. Pretende-se criar um modelo simples de literacia em saúde integrando o corpo humano na estrutura e funcionalidade de uma casa. Conceitos como reparar preventivamente uma casa e não esperar pelo seu desmoronamento; ter sistemas de segurança e de alarme para prevenir prejuízos; gerir os consumos; etc podem ser transportados para a ideia de prevenirmos a doença, de realizarmos check-ups preventivos; de gerirmos a alimentação (aporte energético) e o consumo energético (atividade física). Realização de um modelo interativo em que o corpo humano é simbolizado por uma casa no conceito de estrutura e funcionalidade.

ORGANIZAÇÃO: FMUC/BCSUC

21h30 | Teatro Académico de Gil Vicente

CONCERTO EM HOMENAGEM A PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA | MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA

Em parceria com a TAUC, outro organismo autónomo da nossa casa, o Coro Misto da Universidade de Coimbra compromete-se a levar cada espectador numa viagem pelo mundo sem sair do seu lugar. Contando com paragens em vários países de língua oficial portuguesa e tendo como último destino a nossa histórica cidade de Coimbra e toda a tradição e misticismo a ela associado, combinaremos os mais variados estilos de música, associados a diferentes culturas e povos, unidos pelo elo de ligação mais forte de todos: o mesmo idioma.

ORGANIZAÇÃO: Coro Misto da Universidade de Coimbra

19 abr | QUI

14h00 | Auditório da Reitoria da UC

CONFERÊNCIA E APRESENTAÇÃO DO PROJECTO SENZEB

Conferência com especialista internacional, na qual se apresentará o projecto de desenvolvimento de Edifícios com Balanço Energético Quase Nulo na Serra da Estrela (SENZEB). Pretende demonstrar-se a possibilidade de construir residências energeticamente eficientes e a custo controlado, promovendo a reabilitação urbana numa das regiões do território nacional geoclimaticamente mais exigentes.

ORGANIZAÇÃO: Departamento de Arquitectura da FCTUC

15h00 | CEI, Guarda

GUARDA A SAÚDE EM CASA

Pretende-se criar um modelo simples de literacia em saúde integrando o corpo humano na estrutura e funcionalidade de uma casa. Conceitos como reparar preventivamente uma casa e não esperar pelo seu desmoronamento; ter sistemas de segurança e de alarme para prevenir prejuízos; gerir os consumos; etc podem ser transportados para a ideia de prevenirmos a doença, de realizarmos “check-ups” preventivos; de gerirmos a alimentação (aporte energético) e o consumo energético (atividade física). Realização de um modelo interativo em que o corpo humano é simbolizado por uma cosa no conceito de estrutura e funcionalidade. Promoção de literacia em saúde no contexto da realidade transfronteiriça

ORGANIZAÇÃO: FMUC/BCSUC

18h30 | Café-Teatro TAGV

Performance de António Azenha

Performance no âmbito da Exposição 'Conservas de memórias'

ORGANIZAÇÃO: TAGV

20 abr | SEX

09h00 | Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

TABOO? APRESENTA... UMA CASA PARA TODOS: PORTUGAL E OS REFUGIADOS

O Projeto Taboo? apresenta o tema: "Uma casa para todos: Portugal e os Refugiados", que discutirá “Quem são?”, “Como vivem?” e “Para onde vamos?”, sendo este um espaço de informação e descoberta de soluções para a melhor integração desta população no nosso país. É um evento de sensibilização e compreensão da importância e tolerância para com os Refugiados.

ORGANIZAÇÃO: Académica Start UC, Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social da Associação Académica de Coimbra (NEPCESS/AAC), Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

15h00 | Pátio das Escolas - UC

MÚSICA DA (BG)UC FORA DE PORTAS

Na BGUC habita um tesouro musical de inestimável valor que se estende desde os Cónegos Regrantes do Mosteiro de Santa Cruz à contemporaneidade. De uma forma divertida, singela e pedagógica, esta música é-nos hoje apresentada aos conimbricenses com uma seleção de obras devidamente orquestradas pelo maestro João Santos (vencedor do concurso internacional de Mafra).

ORGANIZAÇÃO: Organista Titular da Capela da Universidade

18h00 | Plural – Cooperativa Farmacêutica, Rua Manuel Madeira 35, Coimbra (antiga Fábrica de Cerveja de Coimbra ao Loreto)

A INTERVENÇÃO NO PATRIMÓNIO EDIFICADO – À VOLTA DE TRÊS OBRAS RECENTES 3. INSTALAÇÃO DA PLURAL – COOPERATIVA FARMACÊUTICA NA ANTIGA FÁBRICA DE CERVEJA DE COIMBRA AO LORETO

Palestra sobre a instalação da Plural – Cooperativa Farmacêutica na antiga Fábrica da Topázio, com intervenções do Prof. Doutor José Amado Mendes (FLUC), do Arq. Alexandre Dias (autor do projecto de arquitectura), do Eng. Paulo Maranha Tiago (autor do projecto de fundações e estruturas) e do Prof. Doutor Diogo Mateus (autor do projecto de condicionamento acústico), seguida de visita guiada.

ORGANIZAÇÃO: Anísio Andrade (FCTUC), Alfredo Cruz (RPR), Diogo Mateus (FCTUC), Paulo Providência (FCTUC)

18h00 | Praça 8 de Maio

MÚSICA DA (BG)UC FORA DE PORTAS

Na BGUC habita um tesouro musical de inestimável valor que se estende desde os Cónegos Regrantes do Mosteiro de Santa Cruz à contemporaneidade. De uma forma divertida, singela e pedagógica, esta música é-nos hoje apresentada aos conimbricenses com uma seleção de obras devidamente orquestradas pelo maestro João Santos (vencedor do concurso internacional de Mafra).

ORGANIZAÇÃO: Organista Titular da Capela da Universidade

18h00 | Café Santa Cruz

ENCONTRO INTERNACIONAL DE CAFÉS HISTÓRICOS DA EUROPA | TEMA: OS CAFÉS HISTÓRICOS COMO PATRIMÓNIO CULTURAL 

Nestes últimos anos o Café Santa Cruz, para além da sua actividade diária de cafetaria, tem acolhido no seu espaço um conjunto de eventos da mais diversa natureza. É nossa intenção promover um encontro internacional de Cafés Históricos onde, para além de falarmos sobre a sua história, também iremos discutir formas de colaboração e de intercâmbio, analisando as tendências do mercado, para procurar dar uma resposta eficaz aos desafios que são colocados a este sector. Os representantes dos cafés convidados poderão usufruir de um programa complementar, como são exemplo a degustação da gastronomia local, a visita aos espaços mais emblemáticos da nossa cidade ou a ouvir Fado de Coimbra. 

Debates dia 20: a) A importância dos Cafés na transformação da esfera pública b) Os Cafés Históricos e as Redes de Património Cultural

ORGANIZAÇÃO: Café Santa Cruz | Associação Europeia dos Cafés com História (EHICA)

21h30 | Claustros do Departamento de Arquitetura

DE COIMBRA PARA O MUNDO

Tradição é um dos adjetivos atribuídos à cidade de Coimbra. E é com esta base que o Orfeon Académico de Coimbra se propõe a realizar um concerto de música tradicional.
Apresentamos arranjos clássicos de música tradicional portuguesa da autoria de Nuno Alexandrino, dando assim novo significado às cantigas que fazem parte da nossa cultura tradicional. 
Para além de arranjos clássicos, incluindo Bach, Mozart, Pachelbel, entre outros, o espetáculo contará ainda com uma componente visual marcante, como pequenas danças, entre outros.  Desta forma, conseguimos transmitir o nosso Património ao Mundo, de uma forma bela e inovadora, sem nunca esquecer a Casa que nos fez crescer.

ORGANIZAÇÃO: Orfeon Académico de Coimbra

21 abr | SÁB

10h30 | Herbário da Universidade de Coimbra

VAMOS FALAR DE ESPAÇOS VERDES | MOTIVAR PARA O CONHECIMENTO SOBRE BOTÂNICA CONSTRUINDO HERBÁRIOS

Uma oficina integrada na exposição de fotografias sobre espaços verdes urbanos, conduzida pela directora do Herbário da Universidade de Coimbra, Fátima Sales. Apelando ao coleccionismo, o herbário desenvolveu dois kits lúdico-didácticos para facilitar o ensino de conteúdos sobre botânica e estimular o interesse pela diversidade do mundo vegetal. Um kit está mais direccionado para a produção de elementos decorativos a partir da recolha de partes de plantas; o outro tem um cariz mais científico, contextualizando os exemplares recolhidos nas famílias da flora portuguesa. A inscrição é gratuita mas obrigatória em A inscrição é gratuita mas obrigatória e limitada a 20 vagas (atribuídas por ordem de inscrição) em: https://goo.gl/forms/zUDO8AT3PY8hSCm43 e limitada a 20 vagas (atribuídas por ordem de inscrição).

ORGANIZAÇÃO: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em parceria com o CIBIO/InBIO-UP, Casa da Esquina, COI-Herbário da Universidade de Coimbra, Coimbra em Transição, ECOSOC-CES

14h30 | Percurso pela Alta e da Baixa de Coimbra Início junto à Porta da Biblioteca Joanina

(RE)HABITAR – RECITAL ITINERANTE PELAS CASAS DOS POETAS

Passear pelas ruas da Alta e da Baixa de Coimbra. Descobrir nas casas “testemunhos de vida”. Reencontrar as palavras de poetas nas casas que habitaram, nos lugares de partilha que sentiram como segunda casa. Deixar que “as casas de fora nos olhem pelas janelas”, da Biblioteca Joanina à Casa da Escrita, com as palavras de Ruy Belo, Manuel Alegre, Camilo Pessanha, Antero de Quental, Sá de Miranda, Miguel Torga, Carlos de Oliveira…

ORGANIZAÇÃOCooperativa Bonifrates

18h00 | Café Santa Cruz

ENCONTRO INTERNACIONAL DE CAFÉS HISTÓRICOS DA EUROPA | TEMA: OS CAFÉS HISTÓRICOS COMO PATRIMÓNIO CULTURAL

Nestes últimos anos o Café Santa Cruz, para além da sua actividade diária de cafetaria, tem acolhido no seu espaço um conjunto de eventos da mais diversa natureza. É nossa intenção promover um encontro internacional de Cafés Históricos onde, para além de falarmos sobre a sua história, também iremos discutir formas de colaboração e de intercâmbio, analisando as tendências do mercado, para procurar dar uma resposta eficaz aos desafios que são colocados a este sector. Os representantes dos cafés convidados poderão usufruir de um programa complementar, como são exemplo a degustação da gastronomia local, a visita aos espaços mais emblemáticos da nossa cidade ou a ouvir Fado de Coimbra.

Sábado, dia 21, temas em debate: a) Os Cafés Históricos nos circuitos turísticos b) Os Cafés Históricos da Europa: O seu lugar na sociedade

ORGANIZAÇÃO: Café Santa Cruz | Associação Europeia dos Cafés com História (EHICA)