Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Semana 4 | 19 a 25 de março

Eventuais alterações da programação serão da inteira responsabilidade dos promotores das iniciativas.

20 TER | 21 QUA | 22 QUI | 23 SEX | 24 SÁB

20 mar | TER

16h15 | Jardim Botânico da UC

INAUGURAÇÃO DA ESTUFA GRANDE DO JARDIM BOTÂNICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

ORGANIZAÇÃO: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

18h30 | Sala de São Pedro, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

MANUEL FARIA (1916-1983) - VIDA E OBRA

(de 20 de Março a 14 de Abril, das 10:00 às 17:00, inauguração dia 20 às 18h30))

Quis o compositor e padre Manuel Faria (1916-1983) que a UC fosse a casa da sua obra musical, atualmente organizada e catalogada pelo investigador e maestro Paulo Bernardino, em colaboração com a BGUC. Nos 35 anos da morte do Padre Manuel Faria, a Biblioteca Geral mostra uma seleção de manuscritos musicais do compositor que procura ser expressiva do seu extenso e diversificado legado musical.

ORGANIZAÇÃO: Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) e Associação Manuel Faria

18h00 | Espaço envolvente à sala de práticas da SEY

O MUNDO É A NOSSA CASA

Inspirados nas palavras do líder espiritual e músico Ravi Shankar “No dia em que sentir que o mundo inteiro é a sua casa, que o céu é o seu teto, que a terra é o seu chão e que cada árvore é o seu jardim, então estará realmente em casa”. A SEY pretende, através da reabilitação do espaço envolvente à sala de práticas, alertar para a responsabilidade que todos nós temos no cuidar da nossa ‘Casa património, casa corpo, casa mundo’. Esta iniciativa pretende enfatizar a importância de tratarmos das plantas e do nosso meio envolvente com o mesmo respeito com que cuidamos de nós próprios, dos outros e da nossa casa. No início, no meio e no final da intervenção que decorrerá durante a primavera acontecerão concertos meditativos de Cítara e Hatha yoga no espaço em reconstrução. Desta forma o público partilhará o working in progress do jardim.

ORGANIZAÇÃO: Secção de YOGA da AAC

21 mar | QUA

21h00 | Casa das Artes Bissaya Barreto

CICLO DE DEBATES (“EM LINHA COM... OS REFUGIADOS”

Com o ciclo de debates pretendemos dar continuidade à discussão derivada do ciclo de cinema. Para tal, contaremos com um painel de oradores especializados nas áreas a debater e com a moderação e parceria da Rádio Universidade de Coimbra. Com o debate “Em linha com... Os refugiados” teremos como objetivo a exploração mais aprofundada da temática introduzida no filme/documentário “Human, Vol. 1”. Este Ciclo de Debates contará também com a produção e apresentação de um Vox Pop dirigido à população estudantil, de modo a obtermos uma imagem geral das várias opiniões, bem como um possível testemunho real de um refugiado sírio em Portugal.

ORGANIZAÇÃO: SOS Estudante

21h30 | Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV)

ÁRIDA. De Maria Ramos

ÁRIDA surge na continuidade do trabalho coreográfico Something Still Uncaptured. Os corpos dos intérpretes, colocados num ambiente árido, exposto, ofuscante, extremo, não assumirão o papel principal. Os seus corpos, no caminho do som, do vento e da luz, serão como obstáculos em função dos quais o espaço se agita, ressoando, fazendo atrito, moldando-se-lhes, desviando-se.

ORGANIZAÇÃO: TAGV

22 mar | QUI

9h30 | FLUC (Seminário) Espaços expositivos da UC ou de outras instituições da cidade de Coimbra (Exposição)

CA(U)SAS COMUNS. AS NOVAS GEOGRAFIAS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA | TRANSVERSALIDADES. FOTOGRAFIA SEM FRONTEIRAS 

A partir do debate sobre Geografia e temas afins, o encontro, além de alargar aos Países de Língua Portuguesa o diálogo transfronteiriço que esteve na base da criação do CEI, tem por objetivo aprofundar parcerias e densificar redes de cooperação entre investigadores e instituições daqueles países, dinamizando o intercâmbio de conhecimentos e a partilha de experiências.

ORGANIZAÇÃO: Centro de Estudos Ibéricos

18h00 | Museu da Água de Coimbra

MICROPLÁSTICOS NOS NOSSOS RIOS, MARES E OCEANOS

A poluição por plástico é um dos principais desafios ambientais com que a sociedade se depara atualmente. Esta exposição fotográfica visa despertar consciências para a problemática da poluição por (micro)plásticos nos nossos rios, mares e oceanos. Através de imagens ampliadas de (micro)plásticos recolhidos no ambiente, pretende-se alertar para os seus efeitos nefastos nos ecossistemas aquáticos.

ORGANIZAÇÃO: MARE – Centro de Ciência do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra em parceria com o Museu da Água de Coimbra

21h30 | Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV)

ORQUESTRA CLÁSSICA DO CENTRO CASA - CORPO, PATRIMÓNIO E MUNDO. CONCERTO SOLIDÁRIO

Sobre o tema Casa Mundo a Orquestra Clássica do Centro (OCC) interpretará a primeira Sinfonia de Ludwig van Beethoven. A segunda Casa é a Casa Corpo apresentando uma obra que tem como solista, um músico da Cidade de Coimbra - a fagotista Raquel Saraiva, que atualmente integra a Orquestra Gulbenkian. A Terceira Casa é a Casa Património e aqui sugerimos a interpretação de uma obra de um compositor que faz parte do património desta cidade : Carlos Seixas | Programa : Carlos Seixas -Abertura em Ré M |Vivaldi-Concerto para Fagote RV 483 - Raquel Saraiva – fagote | Beethoven - Sinfonia nº 1 op.21.

ORGANIZAÇÃO: Orquestra Clássica do Centro

23 mar | SEX

10h30 | Arquivo da Universidade de Coimbra

CASA DAS LETRAS NA CASA DA SABEDORIA 

Iniciativa corporizada numa Exposição e Conferências, refletindo a atividade pedagógica e científica da Faculdade de Letras. São dados a conhecer os acervos documentais da FLUC e CAPOCUC, existentes no AUC, ilustrando o intercâmbio cultural com outras instituições, a criação de Institutos, do Teatro Paulo Quintela e publicações como Biblos, Revista Portuguesa de História e Revista de História das Ideias.

ORGANIZAÇÃO: Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC) e Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC)

21h30 | Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV)

LANÇAMENTO DO DISCO DE HELDER BRUNO A PRESENÇA, SERENA E TERNA

«A Presença, serena e terna» - suite para voz, quarteto de cordas e piano, composta e orquestrada por Helder Bruno. O excelente acolhimento por parte do público motivou a gravação do disco. Para lançá-lo Helder Bruno esclheu o TAGV. Neste concerto Helder Bruno contará com a participação dos músicos que gravaram o álbum: Mafalda Camilo, Nuno Guerreiro, Maria Kagan, Tünde Hadady, Rogério Monteiro e Feodor Kolpashnikov e ainda com as fotografias de Lieve Tobback.

ORGANIZAÇÃO: Cherry Blossom, Art&Culture Business Consulting

24 mar | SÁB

18h00 | Casa da Esquina

AGIR CONTRA

12, 450 processos, 21,315 crimes, 9347 vítimas são as estatísticas dos crimes domésticos de 2016. Destes números 5,226 vítimas são mulheres. Desta forma, e tomando o espaço doméstico como lugar de violência, apresentamos a exposição do Projeto Agir Contra da artista Carolina Maria. Este projeto é um conjunto de ilustrações que chamam a atenção para a violência doméstica, as quais estão disponíveis para impressão livre na página http://www.carolinamaria.pt/Agir-Contra. Esta exposição terá a criação de novos materiais em conjunto com a Casa da Esquina e o Graal, o qual culminará numa exposição da artista e distribuição dos materiais criados. Paralelamente, teremos um ciclo de 3 conversas em torno deste trabalho e da violência doméstica.

ORGANIZAÇÃO: Casa da Esquina