a carregar...

UC.PT

Semana Cultural

Semana 1 | 1 a 3 de março

Eventuais alterações da programação serão da inteira responsabilidade dos promotores das iniciativas.

1 QUI | 2 SEX | 3 SAB

1 de março |QUI

10h30 | Agrupamentos de Escolas do Concelho de Coimbra

ENTRE A MINHA E A TUA CASA

Adaptação para “teatro de objectos”, do poema de Ruy Belo “Oh as casas as casas as casas”. O espectáculo, direccionado para um público em idade escolar, brinca com a construção, com materiais reciclados, de um cenário de uma cidade inventada, de uma cidade sonhada. Nesse espaço efémero os espectadores são confrontados com situações de planeamento urbano, de preservação dos patrimónios locais e caseiros, de vizinhança e colaboração, de olhar a rua, a cidade e o mundo como a nossa própria casa.

ORGANIZAÇÃO: Camaleão Associação Cultural

14h30 | Sala dos Atos Grandes

SESSÃO COMEMORATIVA DOS 728 ANOS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Entrega do Prémio Universidade de Coimbra a Rui Vieira Nery, que apresentará a Conferência "Uma Banda Sonora para o Filme Mudo da História: Memórias de um Viandante ". Entrega de diplomas a doutorados pela UC e homenagem a professores, investigadores e colaboradores aposentados e jubilados.

ORGANIZAÇÃO: Reitoria da UC

16h00 | Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra

A CASA DOS MELOS - O ENSINO E A INVESTIGAÇÃO FARMACÊUTICA (1915-2009)

Exposição com imagens do espaço da Casa dos Melos enquanto albergou a Faculdade de Farmácia entre 1915 e 2009. Pretende-se recordar esse edifício de grande simbolismo nacional e internacional do ensino farmacêutico e manter viva a multissecular memória do ensino farmacêutico e contribuindo para a identidade farmacêutica na Universidade de Coimbra. Até 15 de abril.

ORGANIZAÇÃO: Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; colaboração científica do Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do Centro de Estudos Interdisciplinar do Século XX da Universidade de Coimbra 

21h30 | Teatro Académico de Gil Vicente

ORQUESTRA ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Concerto inaugural da 20ª Semana Cultural da UC

A Orquestra Académica da Universidade de Coimbra nasceu da uma vontade de criar um espaço de interpretação de música sinfónica num contexto amador no seio da Academia Coimbrã. O projecto encontra-se no seu segundo ano de existência e tem primado pela interpretação de obras sinfónicas de compositores portugueses, repertório tantas vezes esquecido pelas grandes orquestras do nosso país. No próximo dia 1 de março, no TAGV, a OAUC abrirá a XX Semana Cultural da Universidade de Coimbra. Inspirados no tema proposto para este ano, “Oh as casas as casas as casas", visitamos o sótão de diversas casas, desde a Biblioteca Geral da UC até à Biblioteca Nacional e outras, para “tirar o pó” a partituras de obras que, em alguns casos, apenas forma tocadas no dia da sua estreia. A orquestra propõe-se assim recordar e redes- cobrir repertório que o tempo fez cair no esquecimento, não só de compositores nacionais e menos conhecidos do grande público, como também obras pouco conhecidas de grandes vultos da história da música ocidental. Neste espetáculo, que intitulámos de “Do Sótão dos Músicos”, serão interpretadas obras de Francisco de Lacerda, António Xavier Monteiro, Armando José Fernandes, David de Souza e Nikolai Rimsky-Korsakov."

ORGANIZAÇÃO: OAUC

2 de março|SEX 

09h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra [com extensão ao Centro Histórico e à Baixa de Coimbra

COIMBRA MEDIEVAL, A NOSSA CASA

Sessão das 9h00 às 12h00 - ESGOTADA
Nova sessão das 14h00 às 17h00 - Inscrições obrigatórias através do email cbrmedieval@gmail.com

Observação da cidade medieval de Coimbra enquanto casa dos portugueses, dos conimbricenses e da Universidade – três aspetos da sua história, vivos na identidade urbana e nacional que todos herdámos. Sessões divididas em duas partes: 1) apresentação de conteúdos, em contexto de sala de aula; 2) passeio pelo centro histórico de Coimbra para identificar e interpretar vestígios medievais.

ORGANIZAÇÃO: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

17h00 | Sala do Catálogo da Biblioteca Geral

#joanina300anos

exposição bibliográfica e documental.

Os documentos reunidos nesta exposição espelham a dimensão de abertura aos valores da Europa setecentista que a Casa da Livraria (1717-1728) representa e cujos 300 anos agora se assinalam.

Curadoria de Maria Luísa Trindade (FLUC)

Até 1 de maio de 2018

ORGANIZAÇÃO: José Augusto Cardoso Bernardes, A. E. Maia do Amaral 

3 de março|SÁB

09h00 | Coimbra

CINEMALOGIA VIII

A oitava edição do curso Cinemalogia VIII é um curso de iniciação à realização cinematográfica, onde são transmitidos os principais conhecimentos técnicos e artísticos necessários para a produção de uma obra cinematográfica documental. Será realizado aos fins de semana e durante as férias da páscoa, com início a 3 de março de 2018. Está programado ser ministrado os módulos de História e Linguagem do Cinema; Estruturas Narrativas; Investigação, Escrita e Planeamento para Documentário; Cinema Documental Português; Direcção de Fotografia para Documentário; Direcção de Som para Documentário; Realização Documental; Design de Som; Montagem de Audio e Vídeo; Color Grading; Distribuição e Pós-Produção de Som.

ORGANIZAÇÃO: Caminhos do Cinema Português

09h00 | Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho

FÓRUM DE TREINADORES DE CANOAGEM 2018

Evento dirigido principalmente a treinadores de canoagem e estudantes que se pretendam especializar na modalidade de canoagem. Da parte da manhã teremos a intervenção de diferentes prelectores convidados. A parte da tarde será dedicada fundamentalmente à apresentação de output de trabalhos académicos da UC e outras instituições para o desenvolvimento do conhecimento na canoagem.

ORGANIZAÇÃO: Prof.ª Doutora Beatriz Branquinho Gomes e Federação Portuguesa de Canoagem e Município de Montemor-o-Velho

16h00 | Colégio da Trindade – Casa da Jurisprudência da Universidade de Coimbra

A INTERVENÇÃO NO PATRIMÓNIO EDIFICADO – À VOLTA DE TRÊS OBRAS RECENTES 1. REABILITAÇÃO DO COLÉGIO DA TRINDADE

Palestra sobre a reabilitação do Colégio da Trindade, situado junto ao Paço das Escolas, com intervenções da Prof.ª Doutora Maria de Lurdes Craveiro (FLUC), do Arq. Manuel Aires Mateus (autor do projecto de arquitectura), do Eng. Miguel Villar (autor do projecto de fundações e estruturas) e da Eng.ª Cláudia Alves (responsável pela fiscalização da obra), seguida de visita guiada pelos oradores.

ORGANIZAÇÃO: Anísio Andrade (FCTUC), Alfredo Cruz (RPR), Diogo Mateus (FCTUC), Paulo Providência (FCTUC)