a carregar...

SGA

Serviço de Gestão Académica

Nota histórica: Um Olhar Sobre o Passado...

A Universidade de Coimbra é objecto de diversas iniciativas a nível cultural, oferecendo perspectivas sobre a sua evolução através dos séculos na sua já longa existência de mais de 700 anos. 

Existe contudo um plano que não é habitual ser abordado: o papel desempenhado pelos Serviços de índole académica da Universidade de Coimbra, afinal de contas, tão antigos quanto a própria Instituição.

Este é o motivon porque aqui se preserva e coloca ao dispôr de todos estas páginas e imagens que contam a história dos serviços na área académica, recolhidas por diversos colaboradores do antigo Departamento Académico da Administração da Universidade, extinto com a entrada em funcionamento do Centro de Serviços Comuns e do atual Serviço de Gestão Académica (SGA).

Viaje connosco no tempo através destas páginas!

Assim, no âmbito do projecto Semana da Mostra Cultural da Universidade de Coimbra em 2001, o Gabinete de Estudos e Estatística apresentou, a título de participação no referido evento, uma página alusiva ao desempenho e evolução dos Serviços orientados para os Assuntos Académicos, através da recolha em documentos, tais como os Estatutos da Universidade de Coimbra, de 1559 e 1653, compêndios de Legislação Académica abrangendo os anos de 1772 a 1850, ou ainda diversos diplomas em que a actividade destes Serviços tenha assumido particular destaque.

Não se trata de apresentar um estudo histórico exaustivo, mas apenas e tão só oferecer ao cibernauta mais curioso uma perspectiva diferente da Universidade e de um dos seus componentes vitais.

A recolha aludida recaiu sobre as seguintes áreas:

O Escrivão do Conselho
O Bedel
Matrículas
Propinas
Certidões
Privilégios
Primeiro Regulamento da Secretaria

Agradecimentos

O Gabinete de Estudos e Estatística agradece de forma muito particular ao Professor Doutor Reis Torgal, à Drª. Graça Pericão, bem como à Drª. Ana Maria Bandeira, toda a ajuda prestada e atenção dispensada, sem as quais não teria sido possível a realização deste projecto. Bem hajam.

Coimbra, 1 de Março de 2001

O Gabinete de Estudos e Estatística
Serviços Académicos