• Elogios, Sugestões e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de elogios, sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar um elogio, sugestão ou reclamação preencha este formulário.
    Agradecemos a colaboração!

    Universidade de Coimbra

    Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

a carregar...

SIBUC

Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra

O Estudo Geral - Repositório digital da produção científica da Universidade de Coimbra

Estudo Geral

ESTUDO GERAL é o nome do Repositório Digital da Produção Científica da Universidade de Coimbra (UC), um projecto em fase de concretização, que pretende dar acesso aos conteúdos digitais de natureza científica de autores da Universidade de Coimbra (teses de mestrado e doutoramento, artigos científicos, etc.) A sua criação insere-se no movimento de Acesso Livre (Open Access) à literatura científica, que deu origem a várias Declarações e Recomendações, das quais se destacam a Budapest Open Access Initiative e a Declaração de Berlim sobre o Acesso Livre ao Conhecimento. O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), que subscreveu a Declaração de Berlim, emitiu, em Novembro de 2006, uma Declaração em que manifesta a sua adesão aos princípios norteadores deste movimento e em que recomenda a criação de Repositórios Institucionais e a definição de políticas institucionais de depósito das suas publicações científicas e académicas. Também por iniciativa do CRUP, está em preparação um portal único de acesso à literatura científica nacional. A Universidade de Coimbra é parte destas iniciativas, tendo a subscrição de princípios sido feita pela Reitoria no início de 2007. A Universidade de Coimbra, à semelhança de outras grandes universidades nacionais e internacionais, tem todo o interesse em aumentar a sua presença na rede informática mundial, sendo cada vez mais - e também por essa via - um emissor de conhecimento e cultura.

O ESTUDO GERAL tem como objectivo aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da investigação científica e, mais em geral, da actividade académica da Universidade de Coimbra, nomeadamente dando a conhecer não só os trabalhos de pós-graduação como a restante produção científica da comunidade universitária e, sempre que possível, disponibilizando o seu texto integral à mesma comunidade e à sociedade em geral.

Este projecto da Universidade de Coimbra é desenvolvido pelo SIBUC (Serviço Integrado das Bibliotecas da UC) - dando cumprimento à directiva de integração de todos os recursos digitais da UC enunciada no Relatório “Reorganização e Reestruturação das Bibliotecas da Universidade de Coimbra” - e conta com a colaboração do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Numa primeira fase, o arquivo da produção científica é feito só pelo SIBUC. Conta-se, numa segunda fase, e logo que o projecto esteja aberto, que os próprios autores possam fazer o auto-arquivo dos seus documentos, estando prevista a organização de comunidades científicas por área do conhecimento.

Aproveitando a mesma plataforma informática, e com o duplo objectivo de facilitar o acesso e de promover a desmaterialização dos documentos, o Departamento Académico da UC (Divisão de Alunos) e o SIBUC estabeleceram uma parceria para disponibilizar online a produção científica dos candidatos a Provas de Agregação e similares. Deste modo, o júri (e também o candidato) terá acesso remoto, mediante password, aos documentos em formato digital. Terminadas as provas, essa documentação em formato digital passará a ser disponibilizada, se o autor autorizar, no todo ou em parte, no ESTUDO GERAL.

As questões de direitos de autor estão devidamente acauteladas. Os autores da Universidade de Coimbra são encorajados a conceder autorização – não exclusiva – de afixação no ESTUDO GERAL de documentos em formato electrónico. Com a concessão desta licença não‑exclusiva para arquivar e dar acesso ao seu trabalho, os docentes e investigadores continuam a manter todos os seus direitos de autor.