a carregar...

SIBUC

Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra

O Estudo Geral - Repositório digital da produção científica da Universidade de Coimbra



Estudo Geral é o nome do Repositório Digital da Produção Científica da Universidade de Coimbra (UC), e pretende dar acesso aos conteúdos digitais de natureza científica de autores da Universidade de Coimbra (teses de mestrado e doutoramento, artigos científicos, etc.)

A Universidade de Coimbra, à semelhança de outras grandes universidades nacionais e internacionais, tem todo o interesse em aumentar a sua presença na rede informática mundial, sendo cada vez mais - e também por essa via - um emissor de conhecimento e cultura.

O Estudo Geral tem como objetivo aumentar a visibilidade dos resultados da investigação científica e, mais em geral, da atividade académica da Universidade de Coimbra, tornando-os acessíveis e dando a conhecer não só os trabalhos de pós-graduação como a restante produção científica da comunidade universitária e, sempre que possível, disponibilizando o seu texto integral à mesma comunidade e à sociedade em geral.

Este projeto da Universidade de Coimbra foi desenvolvido pelo SIBUC (Serviço Integrado das Bibliotecas da UC) - dando cumprimento à diretiva de integração de todos os recursos digitais da UC enunciada no Relatório “Reorganização e Reestruturação das Bibliotecas da Universidade de Coimbra” - e contou com a colaboração do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Numa primeira fase, o arquivo da produção científica foi feito apenas pelo SIBUC. E, numa segunda fase, o projeto alargou-se aos próprios autores, permitindo-lhes a possibilidade de fazer o auto arquivo dos seus documentos, nas comunidades científicas da sua área do conhecimento.

As questões de direitos de autor estão devidamente acauteladas. Os autores da Universidade de Coimbra são encorajados a conceder autorização – não exclusiva – de afixação no Estudo Geral de documentos em formato eletrónico. Com a concessão desta licença não‑exclusiva para arquivar e dar acesso ao seu trabalho, os docentes e investigadores continuam a manter todos os seus direitos de autor.