EBSCO Discovery System: pesquisas básicas e avançadas

Formação presencial nas bibliotecas da UC de 14 a 17 de outubro de 2019
11 outubro
Sessão da EBSCO

Vai decorrer formação local sobre o EDS: Sistema de Descoberta da EBSCO na próxima semana, de 14 a 17 de outubro de 2019.

Com efeito, tratar-se-á de uma semana inteira consagrada à formação nas Bibliotecas da Universidade de Coimbra, com o formador da EBSCO, Nuno Henriques e com sessões de 1:15h.

O EDS traduz-se por uma caixa de pesquisa que na página do SIBUC está designada como “Pesquisa rápida”. A vantagem para quem utiliza esta caixa de pesquisa é que, através de um só ponto de acesso, é possível pesquisar de forma integrada, e em simultâneo, em todos os recursos eletrónicos disponibilizados na Universidade de Coimbra (UC). Nestes recursos contam-se o catálogo das bibliotecas, o repositório institucional, os recursos da Biblioteca do Conhecimento (b-on), recursos em Acesso Aberto e todos os outros recursos eletrónicos adquiridos pela UC e aqui integrados.

O programa é o seguinte:

EBSCO Discovery Service: pesquisas básicas e avançadas

Objetivos específicios:

• Descrever o EBSCO Discovery Service;
  • Aplicar uma Pesquisa Básica e uma Pesquisa Avançada:
  • Visualizar Resultados de Pesquisa;
  • Filtrar resultados;
  • Gerir resultados.
  • Criar uma conta pessoal [my EBSCOhost];
  • Aceder ao website EBSCO Help

Objetivos gerais:

• Aprofundar de conhecimento sobre a função e utilização do EBSCO Discovery Service;
  • Promover o desenvolvimento de competências de pesquisa, localização, seleção, gestão e avaliação da informação científica e académica (Literacia da Informação) no âmbito dos processos de ensino/aprendizagem e de investigação, nos quais as Bibliotecas Universitárias assumem um papel fulcral.

Veja o calendário e local das sessões de formação segue AQUI