a carregar...

SIBUC

Destaques

Debate sobre “Ciência Aberta na Universidade de Coimbra : que valor para os investigadores?”

Publication date: 24-10-2017 13:14

  
Semana Internacional de Acesso Aberto 2017
  

A Ciência Aberta tem vindo a afirmar-se como uma nova forma de  produzir e de partilhar  o conhecimento científico, não apenas entre a comunidade cientifica mas também no âmbito da sociedade em geral. Entre os valores que defende, contam-se: o acesso aberto a dados de investigação e a publicações científicas, sobretudo quando resultam de projetos com financiamento público; o incremento dos processos de investigação colaborativos; o reforço do impacto da ciência nas práticas e na consciência dos cidadãos. Qual a importância de que se revestem estes princípios para o investigador? De que modo a Universidade de Coimbra encara este desafio e o põe em prática? Em que ponto nos encontramos no que diz respeito à implementação destes valores?​

Em torno destas e de outras questões que venham a ser suscitadas vai ter lugar um debate no próximo dia 27 de outubro de 2017, às 15:30h, no Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

O evento insere-se numa iniciativa da Semana Internacional do Acesso Aberto, que decorre de 23 a 29 de outubro de 2017, sob o lema “Everywhere”.

Painel de convidados:

Professor Doutor Amílcar Falcão, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para as áreas de ação da  Investigação Inovação, Fundos Estruturais, Desporto, Bibliotecas da Universidade de Coimbra.

Professora Doutora Maria Manuel Borges, Diretora do 3º Ciclo em Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Membro do Grupo de Trabalho sobre a Política Nacional de Ciência Aberta do MCTES. 

Professor Doutor Carlos Manuel Baptista Fiolhais, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra e Diretor do Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

Moderadora:

Ana Eva Miguéis, Coordenadora do Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra. 

Organização:

SIBUC – Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra.  

Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.