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SIBUC

Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra

Missão

[Regulamento Nº 488/2009, publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 238 — 10 de Dezembro de 2009]

As bibliotecas, espaço físico e espaço virtual de acesso ao conhecimento, são um apoio fundamental para a qualidade do desempenho das instituições académicas. As funções de selecção, tratamento, organização e divulgação do conhecimento, bem como a preservação do suporte físico, ganharam novos contornos com a utilização das novas tecnologias que vieram permitir um acesso muito mais rápido e fácil à informação, seja sob a forma de catálogos informatizados, que identificam as colecções, seja sob a forma das próprias imagens dessas colecções.

Ciente deste papel importante de modernização, e apoiando o trabalho de informatização desde há longo tempo desempenhado pelos seus bibliotecários, a Universidade de Coimbra (UC) criou em 2004 um Grupo de trabalho que elaborou o Relatório "Reorganização e reestruturação das Bibliotecas da Universidade de Coimbra", aprovado peço Senado, e do qual resultou um serviço coordenador das bibliotecas da Universidade de Coimbra - o SIBUC, organicamente dependente da Reitoria e dirigido pelo Director da Biblioteca Geral da UC, onde está sedeado.

O SIBUC tem como missão principal a gestão de tarefas comuns a todas as bibliotecas da UC, por forma a garantir que o acesso à informação seja o mais adequado às necessidades dos seus utilizadores. Fomenta, por isso, a cooperação entre elas, promovendo o seu desenvolvimento e funcionamento em rede.

Gestão da Informação - fazer a manutenção e fornecer apoio na utilização do sistema de gestão bibliográfica; biblioteca digital, integrando todos os recursos digitais da UC (internos e externos); repositório da produção científica da UC; promoção de edições electrónicas.

Recursos bibliográficos - promover a uniformização técnica, nomeadamente através da constituição de grupos de trabalho em áreas específicas, bem como a conversão dos catálogos convencionais, manuscritos ou impressos, para suporte informático e sua integração num mesmo sistema; definir e coordenar uma política de aquisições; fomentar a circulação de documentos através da utilização de um cartão de identificação único para efeitos de empréstimo.

Recursos humanos - Identificação de perfis e de competências profissionais com vista à partilha e cooperação dentro da UC e à racionalização de recursos; formação dos quadros existentes; reconversão do pessoal; aquisição de serviços externos para tarefas temporárias de grande volume de trabalho ou especificidade técnica; formação ou reciclagem de bibliotecários e técnicos profissionais de BD.

Espaços e equipamentos - Salas de leitura e de estudo com horário alargado; depósitos comuns destinados a documentos com reduzida taxa de utilização, duplicados, ou já disponíveis noutros suportes.

Prestar serviço de consultoria e apoio às bibliotecas nas diversas áreas de especialidade.



Funções

  • Coordenar as actividades de formação e actualização de bibliotecários e técnicos profissionais de BD

  • Coordenar as actividades de preservação digital do património bibliográfico e documental da UC

  • Promover a criação do Repositório da produção científica da UC e coordenar a sua implementação

  • Fomentar e coordenar a divulgação da informação em suporte digital

  • Coordenar o Sistema de Informação Bibliográfica da UC

  • Coordenar a gestão das aquisições de bases de dados comuns, assinaturas das publicações periódicas estrangeiras em suporte electrónico (B-On, Dissertation Abstracts, ou outras)

  • Prestar assessoria técnica à Reitoria na área das bibliotecas

  • Centralizar o serviço de apoio ao utilizador

  • Desenvolver e manter actualizado o portal das bibliotecas