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SIBUC

Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra

SIBUC - Regulamento

Regulamento Nº 488/2009, publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 238 — 10 de Dezembro de 2009

As bibliotecas, espaço físico e espaço virtual de acesso ao conhecimento, são um apoio fundamental para a qualidade do desempenho das instituições académicas. As funções de selecção, tratamento, organização e divulgação do conhecimento, bem como a preservação do suporte físico, ganharam novos contornos com a utilização das novas tecnologias que vieram permitir um acesso muito mais rápido e fácil à informação, seja sob a forma de catálogos informatizados, que identificam as colecções, seja sob a forma das próprias imagens dessas colecções.

Ciente deste papel importante de modernização, e apoiando o trabalho de informatização desde há longo tempo desempenhado pelos seus bibliotecários, a Universidade de Coimbra (UC) criou em 2004 um Grupo de trabalho que elaborou o Relatório "Reorganização e reestruturação das Bibliotecas da Universidade de Coimbra", aprovado peço Senado, e do qual resultou um serviço coordenador das bibliotecas da Universidade de Coimbra - o SIBUC, organicamente dependente da Reitoria e dirigido pelo Director da Biblioteca Geral da UC, onde está sedeado.



Missão

O SIBUC tem como missão  criar sinergias com outros serviços da UC, nomeadamente com a BGUC e as várias bibliotecas universitárias, por forma a garantir que o acesso à informação seja o mais adequado às necessidades dos seus utilizadores. Fomenta, por isso, a cooperação entre elas, promovendo o seu desenvolvimento e funcionamento em rede.



Funções

As funções do SIBUC passam por: 

  1. Coordenar o Sistema Integrado de Informação Bibliográfica da UC (SIIB/UC).
  2. Apoiar a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on).
  3. Coordenar a gestão e disponibilização das bases de dados comuns da UC, assim como as assinaturas de publicações periódicas (em papel ou electrónicas), com base nas existências da B-on.
  4. Gerir o “Estudo Geral” — Repositório digital da produção científica da UC.
  5. Apoiar na UC a manutenção da Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES), destinada a estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais.
  6. Gerir a Biblioteca Digital da UC.
  7.  Propor, em colaboração com os serviços de natureza central da Universidade no domínio das tecnologias da informação e comunicação as alterações e investimentos necessários à actualização de equipamentos e sistemas informáticos e infra-estruturas de suporte aos recursos de informação geridos pelo SIBUC, e que por ele são mantidos.
  8. Apoiar a preservação do património bibliográfico da UC, de acordo com os adequados procedimentos técnicos, e promover o desenvolvimento de serviços de restauro comuns.
  9. Estudar e propor procedimentos harmonizados entre as Bibliotecas da UC para dar cumprimento a exigências legais. 
  10. Elaborar candidaturas e gerir projectos, em articulação com os serviços de natureza central da Universidade em matéria administrativo-financeira, para financiamento, interno e externo, da modernização em equipamento e em tecnologia das Bibliotecas da UC. 
  11. Elaborar estudos para racionalizar, redistribuir e, em alguns casos, propor a eliminação, designadamente de duplicados, dos recursos documentais das Bibliotecas da UC. 
  12. Prestar serviço de consultadoria e apoio às Bibliotecas da UC, quando para isso for solicitado. 
  13. Prestar assessoria técnica na área das Bibliotecas à Reitoria, nomeadamente dando pareceres relativos à aquisição, manutenção e alteração das infra-estruturas das bibliotecas (edifícios, mobiliário, iluminação, etc.), assim como à sua dotação financeira e fornecer os dados estatísticos necessários para fundamentar decisões no âmbito das Bibliotecas da UC, em particular no respeitante ao seu progressivo agrupamento.
  14. Assegurar a manutenção do Portal das Bibliotecas da UC, um meio “online” que reúne informação bibliográfica e documental de interesse comum.