a carregar...

SIBUC

Semana Internacional do Acesso Aberto

Quais as razões que levam a UC a aderir à iniciativa?

Estudo Geral vf

A Universidade de Coimbra aderiu a esta iniciativa porque dispõe de um repositório digital da produção científica, designado ESTUDO GERAL, (http://estudogeral.sib.uc.pt/) cujo objetivo é divulgar conteúdos digitais de natureza científica, de autores ligados à Universidade de Coimbra e, sempre que possível, disponibilizar o seu texto integral à comunidade universitária e aos cidadãos.
Esta ação pretende inventariar e dar uma divulgação acrescida à produção científica da comunidade universitária, inserindo-se a sua criação no Movimento de Acesso Aberto à Literatura Científica (Open Access), ao qual o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas aderiu em 2006. Nesse contexto, foi recomendada a criação de repositórios institucionais e a definição de políticas institucionais de depósito das suas publicações científicas e académicas.

A Universidade de Coimbra subscreveu estes princípios no início de 2007, à semelhança de outras grandes universidades nacionais e internacionais, e publicou a sua “Política de Acesso Livre”, em Outubro de 2010. Este documento define a política de acesso aberto à produção cientifica dos docente e investigadores da UC; estabelece e assegura os procedimentos necessários à preservação digital dos conteúdos registados no Estudo Geral e garante o acesso permanente ao material aí depositado.

O Estudo Geral representa uma fonte de informação privilegiada relativa à produção científica de todos os investigadores da UC, devendo ser utilizada para caracterizar toda essa produção e - com base em indicadores a manter e aperfeiçoar aos níveis da Universidade, das Unidades Orgânicas e das Unidades de I&D - avaliar e premiar o trabalho desenvolvido pelos seus investigadores.