a carregar...

SIBUC

Semana Internacional do Acesso Aberto

Quais as vantagens de iniciativas como esta para o investigador e para a Universidade de Coimbra?

OAweek 2

As vantagens desta iniciativa passam por tomar consciência de que o Acesso Aberto promove a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade científica de cada investigador, de cada universidade ou organização de investigação, assim como de cada país, já que potencia o uso desses resultados e o decorrente impacto na comunidade científica internacional.
Existe um número crescente de estudos que revelam que os artigos científicos livremente acessíveis na Internet são mais citados, e portanto têm maior impacto que os artigos que não estão assim disponibilizados.

A primeira, e principal razão, que poderá motivar um cientista a depositar num repositório institucional é porque este lhe permite fazer com mais eficiência o seu trabalho, nomeadamente a comunicação de ideias e os resultados. O que esperam deste meio, é a capacidade de o seu trabalho chegar de imediato aos colegas atuais ou potenciais.

Num ambiente académico em que o crescente número de citações define a qualidade da pesquisa que, no seu retorno, controlo o financiamento dos projetos de investigação, as estatísticas dos repositórios não representam, apenas uma mera curiosidade sobre hábitos de navegação na comunidade académica, mas um meio essencial para alcançar valor económico.
Quer as citações, quer os downloads representam uma evidência do uso dos trabalhos de investigação e vários estudos demonstram que os downloads de artigos em acesso livre estão fortemente correlacionados com subsequentes citações.