a carregar...

UC.PT

Doutoramentos Honoris Causa

John G. A. Pocock

29 de setembro de 2010 | Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra

JPocock

John Greville Agard Pocock nasceu em Londres, em 7 de Março de 1924, tendo logo de seguida emigrado para a Nova Zelândia, onde fez os seus estudos básicos e universitários, antes de partir para a Universidade de Cambridge, onde se doutorou.

Das diversas distinções que tem vindo a receber, destacam-se, entre as mais recentes, o Prémio Jacques Barzum em História da Cultura (atribuído pela Sociedade Americana de Filosofia em 2000) e o Grau de Oficial da Ordem de Mérito da Nova Zelândia (2002).

Professor  Emeritus da John Hopkins UniversityJohn A. G. Pocock é um dos universitários mais influentes dos tempos atuais. Os seus trabalhos sobre pensamento político e republicanismo atlântico impuseram um novo entendimento sobre esses assuntos e, ao fazê-lo, obrigaram a uma profunda refundação do próprio pensamento democrático. No debate subsequente, que hoje prossegue, a obra de J. Pocock é de manejo incontornável, o que diz bem do grau de profundidade da sua investigação e, sobretudo, do respectivo grau de actualidade.

Padrinho: Fernando Catroga
Apresentante do Padrinho: Maria Manuela Tavares Ribeiro
Apresentante do Doutorando: Rui Cunha Martins
Breve Síntese curricular de John G. A. Pocock e Elogio do Doutorando