Universidade de Coimbra e Fundação Bissaya Barreto criam núcleo documental sobre o antigo professor, 2 de Abril

Publication date: 01-04-2008 12:00

Fernando Bissaya Barreto

A Universidade de Coimbra e a Fundação Bissaya Barreto vão celebrar um protocolo que estabelece as bases da criação, utilização e divulgação do futuro Núcleo Documental Bissaya Barreto.

Este acordo será assinado no dia 2 de Abril, às 12h00, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra, por Fernando Seabra Santos, Reitor da Universidade, e António Meliço Silvestre, do Conselho de Administração da Fundação Bissaya Barreto.

O trabalho a realizar consiste na sumariação de diversos documentos depositados no Arquivo da Universidade, relativos ao acervo das extintas Junta Distrital de Coimbra e Junta da Província da Beira Litoral, relacionados com a vida e a obra de Fernando Bissaya Barreto, bem como com a Fundação por ele instituída.

No futuro, está prevista a disponibilização em formato digital dos documentos do acervo do Arquivo da Universidade de Coimbra que passem a incorporar o Núcleo Documental Bissaya Barreto.

Bissaya Barreto foi nomeado presidente da Junta Distrital de Coimbra, órgão do Estado com responsabilidades no campo da assistência pública, aquando da sua criação em 1927, cargo que ocupou até 1974, então já sob a designação de Junta da Província da Beira Litoral. Foi neste âmbito que deixou o seu nome marcado, através da sua acção e das responsabilidades políticas que teve, no domínio da saúde em Portugal.