Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 100

12 de abril de 2018

Esta é a edição número 100 da sua UC Global. Como sempre, com notícias e propostas para si. Esperamos que continue a gostar de nos ler todas as semanas.

Nos próximos dias 19 e 20 de abril, Coimbra é palco do Encontro Regional da Cimeira Mundial da Saúde (World Health Summit Regional Meeting). O Convento São Francisco vai acolher mais de 20 workshops e quatro sessões plenárias que vão debater temas de Saúde Global. As sessões plenárias vão ser transmitidas em direto na página da Universidade de Coimbra, em uc.pt. Não perca nada do evento e saiba mais aqui.

A Universidade de Verão está a chegar! Às zero horas do próximo dia 15 abrem as inscrições para mais uma edição daquela que é uma das melhores semanas na vida dos nossos futuros estudantes. Na Universidade de Verão damos a conhecer o que de melhor fazemos na nossa instituição e na nossa cidade. Saiba tudo aqui.

Hoje e amanhã acontece a 11.ª edição da Festa do Cinema Italiano no TAGV. Não perca a oportunidade de ver algumas das mais relevantes e recentes obras do cinema italiano, numa programação com as últimas descobertas de uma das mais interessantes cinematografias europeias. Há três sessões, em cada um dos dias, sempre às 15h30, 18h30 e 21h30.

Amanhã tem lugar a 3.ª edição do Dia Aberto na Faculdade de Economia. A iniciativa tem como principal objetivo a orientação vocacional, através da dinamização de atividades que dão a conhecer melhor a FEUC. De manhã há a sessão de boas-vindas e sessões paralelas temáticas para cada uma das Áreas do Saber lecionadas na Faculdade. No período da tarde realiza-se o Fórum de Inovação Coimbra Summit que marca o início da fase final das V Olimpíadas da Economia.

Também amanhã, sexta-feira, pelas 21h30, a Oficina Municipal de Teatro recebe os Artistas Unidos para um recital de poesia, a partir da obra de Camilo Pessanha. Com Lia Gama e Jorge Silva Melo, a não perder.

É já no próximo sábado que celebramos o Dia do Antigo Estudante da Universidade de Coimbra. O coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, o Orfeon Académico de Coimbra, a Associação de Antigos Tunos da Universidade de Coimbra e a Orquestra de Tangos juntam-se, às 21h30 no TAGV, para assinalar a data e homenagear aquela que passou a ser conhecida como a Tomada da Bastilha II.

Andar pela Alta de Coimbra, à solta, à procura de ouvir histórias que são memórias de quem por ali andou. Assim é o conceito do Alta(s) Histórias Soltas, um projeto que se propõe dar a conhecer seis histórias da Alta de forma original: só precisa de um telemóvel, de auscultadores e de uma aplicação. Se ficou com curiosidade descubra mais sobre o projeto e saiba que nos fins de semana de 20-21 e 28-29 de abril estão previstas visitas comentadas.

A iniciativa PostDoc@UC vai promover um ciclo de formação com o objetivo de unir os Pós-docs da UC e fornecer ferramentas importantes em diferentes áreas. As sessões dirigem-se a investigadores doutorados de toda a UC e vão ter lugar no Instituto de Investigação Interdisciplinar, na Casa Costa Alemão (Polo II da UC). A primeira acontece já a 17 de abril e será dedicada à comunicação visual em ciência. Mais informações e inscrições através aqui ou através do email postdoc@uc.pt.

O Prémio HINTT 2018 pretende reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das TIC. O período de candidaturas encontra-se a decorrer e termina a 31 de maio de 2018.

 

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra está a criar uma técnica para a “libertação prolongada e controlada de fármacos e outras moléculas com atividade terapêutica nas mais diversas patologias oculares”. Chama-se ineye® e é uma pérola inovadora para a oftalmologia.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

Agenda UC sugere...

“Uma Loja, Cinco Casas e uma Escola” é o título de uma exposição com a curadoria do artista plástico João Fonte Santa que junta os artistas que, com ele, desde a década de 90, encontraram espaços alternativos para expor. Inaugura amanhã, às 18h00, no Colégio das Artes.

Também amanhã, às 18h00, os espaços verdes voltam a ser tema de conversa. Integrada na exposição de fotografias sobre espaços verdes urbanos, a conversa vai ser conduzida pelas investigadoras do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Lúcia Fernandes e Rita Campos. Um espaço descontraído para se falar sobre o que a ciência diz sobre a importância dos “pulmões verdes” em ambientes urbanizados, focando na saúde humana.

Quis o compositor e padre Manuel Faria (1916-1983) que a UC fosse a casa da sua obra musical, atualmente organizada e catalogada pelo investigador e maestro Paulo Bernardino, em colaboração com a BGUC. Assim, no próximo sábado, pelas 21h00, vai ser apresentada, na Biblioteca Joanina, a publicação do estudo e catálogo do espólio de Manuel Faria. Segue-se um concerto comemorativo com estreia de algumas obras do acervo pelo Manuel Faria Ensemble.

Pelas 22h00 de sábado, o Grupo Folclórico da Casa do Pessoal convida para um Serão evocativo do Património Cultural Tradicional, a ter lugar no Centro Cultural D. Dinis.  A noite conta com as atuações do Grupo Folclórico e Etnográfico da Universidade do Minho e da Associação Académica de Coimbra.

A Faculdade de Letras recebe, a 17 de abril, o colóquio “Europa – Uma Casa Comum?”. A iniciativa pretende refletir sobre as emergentes relações internacionais, a comunidade cultural, as liberdades, os direitos do homem e os deveres do cidadão, o pluralismo político e a memória coletiva.

No próximo dia 18, das 09h00 às 12h00, o Arquivo da Universidade de Coimbra recebe a sessão “Os tabeliães, profissionais da pena, e as suas “casas” na Idade Média”. A iniciativa é organizada pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura da FLUC.

Saiba mais em agenda.uc.pt.