Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 101

 19 de abril de 2018

Hoje e amanhã, Coimbra recebe o Encontro Regional da Cimeira Mundial da Saúde (World Health Summit Regional Meeting). No Convento São Francisco vão realizar-se mais de 20 workshops e quatro sessões plenárias centradas em temas de Saúde Global. A iniciativa conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-Ministro, António Costa, do Presidente da WH Summit, Detlev Ganten, entre muitos outros. As sessões plenárias vão ser transmitidas em direto na página da Universidade de Coimbra, em uc.pt. Não perca nada do evento e saiba mais aqui.

Já conhece o DUC? É um mocho e é a mascote oficial dos Jogos Europeus Universitários (EUG2018). Resulta da interpretação do símbolo da mitologia grega residente na Insígnia da Universidade de Coimbra, o “Mocho de Minerva”, que representa o conhecimento, a sabedoria, a perspicácia e a erudição. Ao mesmo tempo, mantém o diálogo com a Torre da Universidade quando vista do Estádio Universitário.

Hoje, o Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra é palco da conferência e apresentação do projeto SENZEB, projeto de desenvolvimento de Edifícios com Balanço Energético Quase Nulo na Serra da Estrela. O evento vai contar com as intervenções de Ana Pinho, Secretária de Estado da Habitação, e do especialista internacional Germán Velázquez.

Amanhã, a Faculdade de Economia acolhe a conferência “Investimento Empresarial e o Crescimento da Economia Portuguesa”. A sessão começa pelas 14h30, no Auditório da Faculdade, e conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Também amanhã, a partir das 10h00, acontece o colóquio “Infraestruturas de dados espaciais e outras ferramentas de apoio a uma decisão justa”, no Auditório da Faculdade de Direito da UC. O evento marca o lançamento da Rede JUST SIDE, uma rede de investigação ibero-americana, liderada pela Universidade de Coimbra.

O tema “Bioterrorismo – Armas Biológicas e Segurança Internacional” vai estar em discussão no próximo sábado. A iniciativa, que vai decorrer no Anfiteatro 3 do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, vai colocar em debate especialistas do Instituto Nacional de Saúde, do Laboratório de Defesa Biológica do Exército Português, da Guarda Nacional Republicana e do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

No próximo dia 27 começamos a despedir-nos da 20.ª Semana Cultural da UC ao som de jazz e de música ligeira. A Big Band Rags, da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, apresenta o concerto “(Re)Tocando o Jazz”, pelas 18h00, no claustro do Colégio das Artes. A iniciativa, que se insere também nas comemorações do 130.º aniversário da TAUC, vai contar com a participação especial da Tone Music School e da Baila Sonero. Junte-se a nós!

Os dias de sol fazem-nos viajar até à Universidade de Verão e esse destino está à distância de uma inscrição. A UV chega este ano mais cedo, de 2 a 7 de julho, e promete, como já é habitual, mostrar o que de melhor se faz na Universidade de Coimbra. A aventura está quase a começar!

No próximo dia 4 de maio, a partir das 23h00, o Centro Cultural Dom Dinis celebra a terceira edição da festa Anos 90 DD Revival, destinada a antigos e atuais estudantes. Não falte!

Está a decorrer um inquérito à satisfação dos/as utilizadores/as das bibliotecas da Universidade de Coimbra. Se ainda não respondeu pode fazê-lo nesta página.

Participe e contribua para a melhoria contínua dos serviços prestados pelas bibliotecas da UC!

your newsletter in English at www.uc.pt/en/ucglobal101

 

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

As crianças do sexo masculino com maus hábitos de sono apresentam "risco muito elevado de obesidade", revela um estudo desenvolvido por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

Agenda UC sugere...

Amanhã, a partir das 9h00, o Projeto Taboo? apresenta o tema “Uma casa para todos: Portugal e os Refugiados”, no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Trata-se de um evento de sensibilização e compreensão da importância e tolerância para com os refugiados.

O espólio musical da Biblioteca Geral vai andar pelas ruas graças à iniciativa “Música da (BG)UC fora de portas”. O maestro João Santos vai mostrar uma seleção de obras que prometem não deixar ninguém indiferente. Para ver e ouvir no Pátio das Escolas, às 15h00, e na Praça 8 de maio, às 18h00.

“De Coimbra para o Mundo” é o nome do espetáculo que tem lugar amanhã, às 21h30, nos claustros do Departamento de Arquitetura. A música tradicional portuguesa junta-se a outros géneros musicais nas vozes do Orfeon Académico de Coimbra.

Amanhã e sábado, às 18h00, o Café Santa Cruz recebe o Encontro Internacional de Cafés Históricos da Europa Tema: Os Cafés Históricos como Património Cultural. Durante dois dias, os representantes de Cafés Históricos, vão debater os desafios do sector e discutir formas de colaboração e de intercâmbio.

A 24 de abril, às 21h30, sobe ao palco do TAGV “Torga - L.i.b.e.r.d.a.d.e. um cine-teatro em nove letras”, com encenação e direção artística de Carlos J. Pessoa. O espetáculo, que parte da obra do escritor Miguel Torga, é a nova criação do Teatro da Garagem.

Saiba mais em agenda.uc.pt.