Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 103

03 de maio de 2018

Hoje à meia-noite, a Serenata Monumental da Queima das Fitas abre uma das semanas mais memoráveis para quem passa por Coimbra. Desejamos uma excelente Queima das Fitas a todos. Saiba aqui quais as unidades alimentares abertas durante este período.

Mas há mais para fazer durante o dia de hoje: às 15h00, o Ciclo Música e Ciência: O Tempo e os Tempos da Sagração. A Orquestra Metropolitana de Lisboa junta-se ao conferencista Carlos Fiolhais para uma tarde de música e ensino. A entrada é gratuita, não perca!

Às 18h00, o Colégio das Artes recebe o evento “Le Voyage Continue”, um projeto interdisciplinar que envolve artes visuais, dança, literatura e música. Conta com a participação de profissionais de diferentes nacionalidades de cursos de Doutoramento e Mestrado de diversas áreas da UC. A entrada é livre e a programação de todo o evento encontra-se disponível aqui.

A atribuição de 5 estrelas no rating QS Stars à Universidade de Coimbra é um motivo de orgulho e para o comemorar a UC está a organizar um torneio de futsal, integrado no programa de atividades que antecede os Jogos Europeus Universitários. Se gosta de futsal inscreva a sua equipa neste formulário até ao dia 7 de maio. O torneio  Five Stars @ UC  realiza-se de 14 a 18 de maio, em horário pós-laboral, e é uma oportunidade para conviver com elementos de empresas da região que participarão com as suas equipas. As inscrições estão abertas a estudantes, docentes, investigadores e técnicos, em equipas mistas. A final do torneio, a realizar no dia 18 à tarde, contará com a entrega do certificado QS Stars à Universidade de Coimbra. Participe!

O prazo das candidaturas ao Fundo de Apoio Social foi alargado até ao próximo dia 15 de maio. Este apoio específico da Universidade de Coimbra é um instrumento complementar às bolsas de estudo que permite comparticipar as despesas com propinas de estudantes não bolseiros com comprovadas dificuldades económicas. Toda a informação aqui.

A Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (OAUC) está a preparar novo concerto. As inscrições para ensaios já estão abertas e podem ser feitas através de formulário online aqui. O espetáculo, marcado para 21 de maio, às 21h30 no Conservatório de Música de Coimbra, conta com direção musical do maestro Jan Wierzba.

Paulo Franchetti, professor da UNICAMP, vai lecionar o curso breve "Papéis Perdidos - a publicação e a docência universitária". A sessão tem lugar na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, a 16 de maio, das 10 às 18 horas. As inscrições já estão abertas.

O Coimbra JUG, em parceria com a alphaCoimbra e com o apoio da Universidade de Coimbra, realiza, a 19 de junho no Convento São Francisco, a conferência tecnológica internacional JNation. Trata-se da primeira conferência portuguesa dedicada à linguagem de programação Java e tecnologias associadas e contará com alguns dos mais importantes especialistas mundiais da área. 


your newsletter in English at www.uc.pt/en/UCGlobal103

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Nove repúblicas de estudantes de Coimbra querem ser reconhecidas como entidades de interesse histórico, cultural e social, tendo formalizado a candidatura para o efeito junto da Câmara Municipal.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

Agenda UC sugere...

Amanhã, às 14h30, realiza-se mais uma conferência do ciclo “Rede da Cátedra UNESCO”, desta vez a cargo de Fernanda Cravidão. A sessão acontece no Anfiteatro III (4.º piso da FLUC). Organizado pelo Departamento de Geografia e Turismo, o ciclo decorre até 28 de maio.

Também amanhã, pelas 16h00, tem lugar mais uma aula magistral de Boaventura de Sousa Santos, desta vez com o tema “Fronteiras, zonas fronteiriças, migrações e plurinações”. Durante o mês de maio realizam-se mais três aulas, a 11, 18 e 25, sempre no Auditório da Faculdade de Economia.

No sábado, às 10h30, pode conhecer melhor o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra através de uma visita guiada pelos quatro edifícios visitáveis daquele espaço: Cúpula Astronómica Calouste Glubenkian, Coleção Museológica, Espetro-Heliógrafo e Sessão de Planetário. A iniciativa é gratuita mas requer inscrição prévia.

Na próxima 4ª feira, 9 de Maio, às 18h00, João Fernandes Diretor do Observatório Geofísico e Astronómico da UC, explica porque "Todos os caminhos vão dar ao Sol". A palestra acontece no Rómulo Centro Ciência Viva da UC e integra-se no ciclo "Ciência às Seis".


Saiba mais em agenda.uc.pt.