Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 104

10 de maio de 2018

No próximo ano letivo (2018/2019), a UC vai lecionar um curso de especialização em Gestão e Direção em Saúde (GEDIS), que tem como objetivo criar novas e específicas competências no âmbito da Gestão e Direção das Organizações em Saúde. O novo curso, que junta as faculdades de Economia, Farmácia e Medicina, é apresentado amanhã, às 14h30, na Faculdade de Medicina, no Polo das Ciências da Saúde (Polo III).

A responsabilidade social em instituições de ensino superior vai estar em debate na Universidade de Coimbra. A sessão acontece a 22 de maio, pelas 11 horas, no Museu da Ciência. Na mesma ocasião vai ser apresentado o Livro Verde Sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior que resulta do trabalho desenvolvido pelo ORSIES – Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior. Mais informações podem ser encontradas aqui.

A atribuição de 5 estrelas no rating QS Stars à Universidade de Coimbra enche-nos de orgulho e para comemorar estamos a organizar um torneio de futsal, integrado no programa de atividades que antecede os Jogos Europeus Universitários. Se ainda não inscreveu a sua equipa, pode fazê-lo até hoje. Para além do troféu para a equipa vencedora e de medalhas para os três primeiros classificados, haverá um kit de oferta para todos os participantes. O torneio Five Stars @ UC realiza-se de 14 a 18 de maio, em horário pós-laboral, e na final do torneio vai ser entregue o certificado QS Stars à Universidade de Coimbra. Inscreva-se já e participe!

A conferência de encerramento do ano letivo da Faculdade de Letras da UC vai este ano ficar a cargo da coreógrafa Madalena Victorino, vencedora do Prémio Universidade de Coimbra 2017. A palestra realiza-se a 17 de maio, pelas 11h00, e terá como tema “A vida morde, é carnívora. A vida é como uma dentada”.

No dia seguinte é a vez de Guilherme de Oliveira Martins estar na FLUC, com a conferência "Um perfil capaz de valorizar o desenvolvimento humano", inserida no ciclo "Globalização e Desenvolvimento". O evento começa às 11 horas no Anfiteatro III.

No próximo dia 22 de maio, a Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da UC recebe o primeiro workshop promovido pelo curso de doutoramento interdisciplinar em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, intitulado "Patrimónios Alimentares: Investigação Aplicada e Transferência de Conhecimento". Na sessão vai ser apresentado o Biscoito Académico, um produto de pastelaria com a marca UC. As inscrições no workshop estão abertas até 16 de maio.

O Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra recebe, a 5 de junho, a mesa redonda “O potencial da mobilidade Erasmus para docentes – Histórias contadas e experiências partilhadas”. A iniciativa tem como principal objetivo promover a mobilidade de docentes no âmbito do programa Erasmus+ e o seu reconhecimento. A entrada é livre mas com inscrição obrigatória  que deve ser feita aqui.

Decorrem durante este mês, e até ao limite das vagas, as inscrições para a Creche e Jardim de Infância da Universidade de Coimbra durante o ano letivo 2018/2019.

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

O Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra assinala 30 anos de ensino e investigação numa área em que direito, saúde e medicina se cruzam e os desafios crescem.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

Agenda UC sugere...

Amanhã, pelas 16h00, acontece mais uma aula magistral de Boaventura de Sousa Santos, com o tema “A Direita e o Direito: A nova judicialização da política”. Durante o mês de maio realizam-se mais duas aulas, a 18 e 25, sempre no Auditório da Faculdade de Economia.

O TAGV estreia, a 16 e 17 de maio, a sua nova produção: INSIDE. A peça, com direção de Ricardo Correia, texto de Sara Jobard, e interpretação de Sara Jobard e Beatriz Wellenkamp Carretas, conta “a história de diversas mulheres que já foram passarinhos em gaiolas”. O espetáculo sobe ao palco às 21h30.

De 16 a 30 de maio, as Sessões do Carvão, organizadas pelo curso de Estudos Artísticos, vão ser dedicadas ao tema “Incómodos”. A 16 de maio vai ser exibido o filme “Un Chien Andalou” (1929), de Luiz Buñuel. As sessões acontecem sempre à quarta-feira, às 21h00, na Casa das Caldeiras.

A Bonifrates retoma, com o seu projeto júnior, a apresentação do espectáculo “Vigésimo Oitavo”. As próximas sessões decorrem nos dias 19, 25 e 26 de maio, no Teatro-estúdio, na Casa Municipal da Cultura. “Vigésimo Oitavo” é uma criação performativa, composta por filmes e cenas em palco, protagonizada por atores entre os sete e os dezoito anos, com guião e direção de João Paulo Janicas, vídeos de Miguel Godinho e banda sonora de Amílcar Cardoso.

Saiba mais em agenda.uc.pt.