Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 105

17 de maio de 2018

Hoje, pelas 16h00, o Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra recebe o debate sobre o regime fundacional das universidades, numa perspetiva global, destinado a toda a comunidade académica. No dia 23, também às 16 horas, tem lugar outro debate igualmente sobre o regime fundacional, mas sobre a sua aplicação à Universidade de Coimbra.

Celebra-se amanhã o Dia Internacional dos Museus e a UC junta-se à festa. No Museu da Ciência, ao longo do dia, realizam-se visitas gratuitas às magníficas salas e galeias. Na sexta-feira, a partir das 21h00, a animação regressa para assinalar a Noite dos Museus. Vai poder descobrir as redes que relacionam objetos das coleções do Museu, fazer observações astronómicas e ,às 22h00, assistir à peça de teatro “As duas faces de Hécuba” de Eurípedes, pelo Grupo Thíasos. Tanto as atividades de amanhã como as de sexta-feira integram o programa Coimbra Rede de Museus que propõe múltiplas iniciativas em vários espaços da cidade (programa completo do dia 18 aqui e da noite de 19 aqui).

Ainda durante a Noite dos Museus, pode usufruir de visitas ao Paço das Escolas, entre as 20h00 e as 23h00, promovidas pelo Turismo da UC. A entrada é livre e será feita por  ordem de chegada e condicionada ao número de lugares disponíveis).

Adelino Duarte Gomes, professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC, vai proferir a sua Última Lição amanhã pelas 16h15. A cerimónia, que se realiza no auditório da FPCEUC, tem início às 15h30 com testemunhos sobre o trabalho desenvolvido nas quatro vertentes da carreira docente universitária de Duarte Gomes.

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) juntam-se às comemorações do Dia d’África com a Semana Gastronómica Lusófona "Sabores de África", que vai ter lugar de 21 a 25 de maio na Cantina A. Vão ser muitas as iguarias para provar, tais como, calulu de carne seca, moqueca de frango, cachupa, entre outros. No dia 24, o Centro Cultural Dom Dinis recebe a palestra "O Reino do Congo e Evangelização e Escravatura", a partir das 17 horas.

A receita é de 1902 mas o produto não podia ser mais atual: falamos dos Biscoitos Académicos. Se ainda não conhece, não se preocupe pois só vão ser apresentados a 22 de maio na Biblioteca Geral da UC no âmbito do workshop “Patrimónios Alimentares: Investigação Aplicada e Transferência de Conhecimento”. Os biscoitos foram desenvolvidos em regime de projeto colaborativo entre o Doutoramento Patrimónios Alimentares e a Vasco da Gama Pastelarias. Mostramos-lhe agora em primeira mão o que são, como se fazem e garantimos que vai querer provar!

Também no dia 22, às 11h00, a responsabilidade social em instituições de ensino superior vai estar em debate na Universidade de Coimbra.  Na mesma ocasião vai ser apresentado o Livro Verde Sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior, que resulta do trabalho desenvolvido pelo ORSIES – Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior. A sessão tem lugar no Museu da Ciência e mais informações podem ser encontradas aqui.

O Woodpecker é um sistema de aviso preventivo às populações em situações de emergência. Desenvolvido por uma equipa de 10 engenheiros da tecnológica de Coimbra WIT Software, pode ser aplicado em várias situações de emergência, como cheias, inundações e terramotos, além de incêndios.

Gostaria de estudar numa universidade chinesa? As candidaturas para duas bolsas da China Three Gorges estão abertas até 30 de maio. As bolsas, no valor de 25 mil euros cada, vão possibilitar a dois estudantes (de naturalidade portuguesa), que concluíram ou concluam no presente ano letivo os seus estudos na UC, realizar cursos de mestrado na China.

 

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Um estudo liderado por investigadores da Universidade de Coimbra revela que a terapia fotodinâmica é eficaz no tratamento de infeções dentárias.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

Agenda UC sugere...

Hoje não perca a segunda exibição da nova produção dO TAGV: INSIDE. A peça, com direção de Ricardo Correia, texto de Sara Jobard, e interpretação de Sara Jobard e Beatriz Wellenkamp Carretas, conta “a história de diversas mulheres que já foram passarinhos em gaiolas”. O espetáculo sobe ao palco às 21h30.

Amanhã, às 14h30, acontece no TAGV a Oficina de Projeção em Película, orientada pelo projecionista e maquinista de cena João Silva. A inscrição é gratuita e deve ser feita para o e-mail producao@tagv.uc.pt. A oficina acontece no âmbito da estreia do espetáculo “COMPLEMENTO”, pela marionet, nos dias 29 e 30 de maio.

A Bonifrates retoma, com o seu projeto júnior, a apresentação do espectáculo “Vigésimo Oitavo”. As sessões decorrem nos dias 19, 25 e 26 de maio, no Teatro-estúdio, na Casa Municipal da Cultura. “Vigésimo Oitavo” é uma criação performativa, composta por filmes e cenas em palco, protagonizada por atores entre os sete e os dezoito anos, com guião e direção de João Paulo Janicas, vídeos de Miguel Godinho e banda sonora de Amílcar Cardoso.

Na próxima segunda-feira, o ciclo “Cinema à Segunda” traz ao auditório do TAGV  “Chavela”, de Catherine Gund e Daresha Kyi. Um documentário que retrata a jornada de Chavela Vargas, cantora mexicana que ousou vestir, falar, cantar e sonhar a sua singular experiência de vida.  Para ver às 18h30.

Saiba mais em agenda.uc.pt.