Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 106

 24 de maio de 2018

De 22 a 24 de junho celebramos o quinto aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na lista de Património Mundial da UNESCO com múltiplos eventos em diferentes espaços da cidade. Conheça a programação do Sons da Cidade e aponte já na sua agenda!

A Diretora do Museu da Ciência da UC, Carlota Simões, foi distinguida com a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). O prémio reconhece “a atividade da instituição que dirige e o estímulo que ela representa para a comunidade nacional, designadamente no plano museológico e científico”. Parabéns!

Amanhã, às 18h00, a sala de ensaios da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC) acolhe a cerimónia de lançamento do inteiro postal e carimbo comemorativos dos 130 anos da TAUC. A sessão conta com uma pequena atuação do Grupo de Metais da TAUC, na sua primeira apresentação pública.

No próximo domingo, pelas 10h30, a Sala dos Atos Grandes da Universidade de Coimbra recebe a cerimónia de Imposição de Insígnias a vários Doutores da Faculdade de Direito (FDUC). O Elogio dos Doutores será proferido por Alexandre Dias Pereira e o Elogio dos Apresentantes por Paulo Mota Pinto, docentes da FDUC

A 27 e 28 de maio, não perca as iniciativas do Coimbra a Brincar no Parque Verde e um pouco por toda a cidade. No Museu da Ciência, no dia 27, às 11h00, a atividade “Espelho meu, espelho meu” promete entreter miúdos e graúdos em torno da reflexão da luz e da construção de um periscópio (inscrição prévia aqui). Ainda nesse âmbito, realiza-se a tertúlia “À volta da BrinCadeira”, a 28 de maio, às 18h00, no Café Santa Cruz. Celebre o Dia Mundial do Brincar com muitas brincadeiras!

Está a decorrer, até 30 de maio, o inquérito pedagógico aos estudantes relativo ao 2.º semestre de 2017/2018. O inquérito, anónimo e disponível através do Inforestudante, tem como objetivo ajudar a identificar pontos fortes e fragilidades, sendo uma peça essencial no ciclo de melhoria contínua da UC. Participe!

A Universidade de Verão está ainda com inscrições abertas. Até 31 de maio pode inscrever-se numa das semanas mais memoráveis vividas na UC que este ano tem lugar de 2 a 7 de julho.

O Livro Verde Sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior encontra-se em fase de consulta pública, por isso, não se esqueça de dar os seus contributos/sugestões através do formulário ou pelo e-mail orsies@forum.pt, até 31 de maio de 2018.

 

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

O aumento do leque de alternativas ao consumo de proteína animal no mercado é o objectivo do Legutê/leguminosas em patê de feijão, ervilha e tremoço, desenvolvido por quatro estudantes da Universidade de Coimbra.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

Agenda UC sugere...

Amanhã não perca a última aula magistral do ciclo que se iniciou em abril de Boaventura de Sousa Santos,.“A Arte e as Epistemologias do Sul: as linguagens da libertação” é o tema da sessão que começa pelas 16h00 no Auditório da Faculdade de Economia.

Também para amanhã, mas mais à noite, trazemos-lhe duas sugestões. Uma é passar pelo TAGV, às 21h30, e assistir ao espetáculo “From Afar it Was an Island”, de João Fiadeiro. Cinco performers e cinco universos cinematográficos diferentes dão vida esta nova criação.

A outra sugestão, também às 21h30, é olhar para as estrelas. O Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra convida a contemplar o céu e a saber mais sobre os planetas.

No sábado, às 18h00, o TAGV recebe, em estreia absoluta no nosso país, a International Flute Orchestra. Dirigida por Nancy C. Clew, é composta por músicos profissionais e professores universitários.

A 28 de maio, pelas 14h30, decorre a última conferência do ciclo “Rede da Cátedra UNESCO”. A sessão vai estar a cargo de Fernanda Cravidão e terá lugar no Anfiteatro III (4.º piso da FLUC).

Saiba mais em agenda.uc.pt.