Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 108

 07 de junho de 2018
A Universidade de Coimbra continua a marcar pontos nos rankings universitários internacionais. Ocupamos a posição 407 no top 500 do prestigiado QS World University Rankings, melhorando assim o nosso desempenho face à edição anterior em quatro dos seis indicadores avaliados. No indicador International Students, a UC é a melhor instituição portuguesa e está entre as 275 melhores do mundo!
Também na edição de 2018 do U-Multirank, a UC obteve a classificação máxima – very good – em várias áreas. Somos a instituição de ensino portuguesa com maior número de classificações máximas nos indicadores avaliados. O U-Multirank avalia 1614 instituições de 95 países.
 
Amanhã, o cientista Enrique Cadena vai ser distinguido pela Universidade de Coimbra com o grau de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Farmácia. A cerimónia tem lugar na Sala dos Atos Grandes (Sala dos Capelos), pelas 10h30 e vai ser transmitida em direto em uc.pt.
 
A Sociedade Broteriana, com o apoio do Centro de Ecologia Funcional e do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, promove, no próximo domingo das 9h00 e as 16h00, uma expedição botânica pela zona periurbana de Coimbra. As inscrições estão abertas até sábado. A iniciativa insere-se na comemoração do centenário da jubilação de Júlio Henriques, professor de Botânica na Universidade de Coimbra.
 
A Faculdade de Economia da UC acaba de criar um curso de formação avançada sobre a relação da China com os Países de Língua Portuguesa. O objetivo é explicar o funcionamento dos sistemas políticos, jurídicos e cultura empresarial destes territórios e a forma como eles se relacionam. Mais informação disponível aqui.
 
No âmbito do Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, está a decorrer um estudo sobre o bem-estar e experiências positivas em jovens adultos em transição para o mercado de trabalho. Se tem mais de 18 anos, está a frequentar o ensino superior ou concluiu o curso há menos de um ano, participe respondendo a este inquérito.

Já estão à venda os bilhetes para o concerto “A Mulher do Pau Brasil” de Adriana Calcanhotto no dia 24 de junho, no TAGV.
Conheça os restantes eventos do Sons da Cidade, o evento que celebra a inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na lista de Património Mundial da UNESCO aqui.

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

“Lend a Hand”: uma equipa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) desenvolveu e testou um conjunto de materiais para ajudar os professores e outros agentes educativos na inclusão escolar e social de crianças migrantes e refugiadas.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

 A Agenda UC sugere

A Faculdade de Letras recebe, no próximo sábado, o II Colóquio em Didática e Ensino "Desafios do Currículo Escolar do séc. XXI". O colóquio vai reunir vários congressistas de renome internacional e organiza-se em torno de duas linhas temáticas: política de ensino das línguas e aprendizagem baseada em projetos.
 
Também no sábado, às 11h00, chega ao TAGV o IndieJúnior, cinema do IndieLisboa para os mais novos, com “Quotidiano Animalário 41”, uma seleção de oito curtas-metragens para toda a família.
 
A 12 de junho, o Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da FLUC apresenta a oferta formativa de 2.º Ciclo para o ano letivo 2018-2019. O dia aberto decorre das 10 às 16h00 na Sala Gama Barros (3.º piso da FLUC).
 
No mesmo dia acontece o 1º Encontro Virtual Campus Sustentável, uma oficina virtual organizada pela Iniciativa EfS, aberta ao público, e que envolve todas as instituições de ensino superior do país dispostas a compartilhar experiências em atividades e projetos do âmbito do Campus Sustentável.

A 13 de junho, pelas 18h00, vai decorrer no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra "Neandertal", por João Zilhão, arqueólogo e Professor na Universidade de Barcelona e em Lisboa. A palestra integra-se no ciclo "Ciência às Seis".
Saiba mais em agenda.uc.pt.