Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 109

14 de junho de 2018
Hoje, a partir das 19h00, o Centro Cultural Dom Dinis recebe o jantar/tertúlia “A importância do desporto para a promoção de uma vida saudável”. A tertúlia vai contar com a participação de Francisca Laia, atleta federada e olímpica e estudante da Faculdade de Medicina da UC; Mário Santos, coordenador do Gabinete de Desporto da UC e secretário do Comité dos European Universities Games 2018; e António Queirós, chefe de divisão dos Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho dos SASUC.
 
Os primeiros resultados do projeto “Pinhal de Futuro – Rastreio e acompanhamento psicológico de crianças e adolescentes afetados pelos incêndios de 2017”, no qual participa uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra, vão ser apresentados no próximo sábado. A sessão tem lugar às 17h30, na Escola Bissaya Barreto, em Castanheira de Pera, com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
 
No próximo dia 26 de junho a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra acolhe o seminário “Incêndios: Saúde Pública e Segurança Alimentar”, promovido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra em parceria a Faculdade. A inscrição no evento é obrigatória.
 
Amanhã, pelas 18h00, inauguram no Colégio das Artes várias exposições: “Super Amoled”, de Ana Catarina Fragoso, Martinho Costa e Carlos Noronha Feio; “Terra Firme”, de Pedro Vaz; “More News From Nowhere”, de Tiago Mestre; “Man With Really Soft Hands”, de Musa Paradisíaca e ainda “Recobro”, de Valdemar Santos. Esta última vai estar patente até 27 de julho no Quarto 22. Também a partir deste dia pode assistir ao vídeo performance “Bone”, de Andrea Inocêncio, no ecrã vertical do Colégio das Artes. Um fim de tarde a não perder!
 
No dia 19 de junho realiza-se a sessão “Proteção de invenções nas ciências da saúde e ciências da vida: particularidades e exemplos práticos”. Durante a manhã decorre uma palestra, seguida de uma sessão de aconselhamento personalizado para casos particulares, a cargo de João Jorge da RCF – Protecting Innovation, S.A. A iniciativa é gratuita mas requer inscrição.
 
Está em discussão pública o projeto de alteração aos Regulamentos do Fundo de Apoio Social (até 29 de junho) e das Residências Universitárias dos SASUC (até 20 de julho). Os contributos podem ser remetidos via correio eletrónico para o endereço gabadmin@sas.uc.pt, ou por correio para Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, Rua Guilherme Moreira, n.º 12, 3000-210 Coimbra.
 
Termina hoje o período para Reflexão de Docentes relativa ao 2.º semestre, no Infordocente. A sua opinião é essencial para a melhoria da qualidade pedagógica. Participe!


A UC foi Notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra acaba de criar um curso de formação avançada sobre a relação da China com os países de língua portuguesa.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

A Agenda UC sugere

Amanhã realiza-se a conferência “Literatura Fantástica em Suportes Físicos e Digitais: Universos Expandidos em Narrativas Transmídia” a cargo de Enéias Tavares (Universidade Federal de Santa Maria). Organizado pelo Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura e pelo Centro de Literatura Portuguesa, o evento tem início às 11h00, na Sala Ferreira Lima (6º piso da FLUC).

Já começou a Mostra de Teatro Universitário. Hoje, às 20h00, “Casa de Partida”, do GEFAC, propõe explorar o modo como a casa, neste caso o Edifício da AAC, influencia a identidade de cada um de nós. Um pouco depois, pelas 22h00, no TAGV, assista a “MicroTennessee: Espetáculo - Mostra”, três obras breves de Tennessee Williams, em formato microteatro, trazidas pelo Skaenika Teatro/La Parata Teatro (Universidade de Granada). 

E amanhã, às 21h30, no TAGV, o TEUC mostra “Arquitetura dos Pássaros”, trabalho que parte da ideia de “casa” enquanto espaço definido pela identidade de um indivíduo ou grupo. À mesma hora, mas no sábado, sobe ao palco do TAGV “Medeia”, pelo Thíasos. Uma obra ligada à história do teatro universitário coimbrão: Medeia de Eurípides, na tradução realizada nos anos cinquenta por Maria Helena da Rocha Pereira para o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra.

Saiba mais em agenda.uc.pt