Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 113

12 de julho de 2018

Estamos a poucos dias do início dos Jogos Europeus Universitários 2018 (EUG 2018)! A cerimónia de abertura acontece já no domingo e até 28 de julho a cidade vai mover-se ao ritmo do desporto universitário. São 4000 atletas, vindos de 40 países, apoiados por 1000 voluntários, naquele que será o maior evento multidesportivo realizado em Portugal. Acompanhe tudo em eug2018.com.

Um dos espaços que vai acolher os EUG 2018 foi apresentado esta semana: o Pavilhão Eng. Jorge Anjinho. O espaço, localizado no centro da cidade, vai receber as modalidades de ténis de mesa e futsal.

Na primeira semana dos Jogos, de 16 a 21 de julho, o Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra enche-se de luz com a projeção de dois espetáculos de vídeomapping: “UC: Uma História de Luz”, criado em 2015 no âmbito das comemorações do 725.º aniversário da UC, e “A Luz do Jogo”, um espetáculo de multimédia inédito dedicado ao desporto universitário, no âmbito dos EUG. Todas as noites vão ter lugar duas sessões, às 22h e 23h, no Pátio das Escolas da UC. Os bilhetes estão à venda no Teatro Académico de Gil Vicente e em tagv.bol.pt.


A Universidade de Coimbra foi distinguida como uma das melhores instituições de ensino da Europa, na primeira edição do University Teaching Rankings
, a mais recente iniciativa da Times Higher Education (THE). Nesta primeira edição, e de acordo com a THE, a UC está “entre as melhores universidades europeias para a excelência no ensino”, onde ocupa uma posição no top 125.


Já foi apresentado o INOV C 2020
numa sessão que contou com o lançamento dos 26 projetos inovadores promovidos pelo consórcio. Desde a sua criação, o INOV C já criou 38 empresas, 17 empresas de base tecnológica (spin-off) e submeteu 53 patentes ou pedidos de patente.

As noites de verão na UC vão estar ainda mais animadas. O programa de visitas noturnas à Universidade de Coimbra, UC By Night, regressa a 28 de julho e prolonga-se até 8 de setembro. Todos os sábados, às 21h15, a UC abre as portas ao público para uma visita diferente e num ambiente intimista.

Já estão abertas as candidaturas à 3.ª edição do Prémio Santander de Voluntariado Universitário. As inscrições decorrem de 5 de julho a 13 de outubro de 2018. Além do apoio pecuniário de 3000€, os três projetos premiados contam com seis meses de mentoria estratégica por um diretor sénior do Banco Santander Totta.

A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

O docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) José Xavier venceu o prémio internacional “APECS International Mentorship Award 2018”, da Associação de Jovens Cientistas Polares.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

 A Agenda UC sugere

Amanhã, pelas 13h00, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra recebe o segundo concerto do ciclo Hortus Musicalis, com os Lavoisier. O ponto de encontro é no Portão dos Arcos do Jardim Botânico da UC e a entrada é gratuita.
 
O “Cinema à Segunda” do TAGV exibe na próxima segunda-feira os filmes “Madame de …”, de Max Ophuls, às 18h30; e “Olhos sem Rosto”, de Georges Franju, às 21h30.

Nos dias 17 e 18 de julho, o IndieLisboa chega ao TAGV. O festival de cinema internacional e generalista, oferece ao público a oportunidade excecional de ver filmes portugueses e estrangeiros de todos os géneros.
 
Saiba mais em agenda.uc.pt.