Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 115

26 de julho de 2018


Os Jogos Europeus Universitários (EUG) estão a entrar na reta final mas ainda há muito desporto para ver. A Universidade de Coimbra está de parabéns pois garantiu a Taça de Melhor Universidade em Canoagem nos EUG Coimbra 2018 ao arrecadar três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Até ao momento, a UC é a universidade que arrecadou maior número de medalhas, nove ao todo.

E quem são os nossos atletas premiados? A primeira medalha de ouro foi entregue aos irmãos Afonso e Dinis Costa, no LM2x remo masculino. Seguiu-se a dupla Francisca Laia e David Varela que por duas vezes subiram ao primeiro lugar do pódio, primeiro na prova de canoagem K1 500m estafetas e depois em K2 200m mistos. Francisca Laia somou mais uma medalha de ouro ao vencer no K1 200m feminino. O judo deu-nos outro ouro com a vitória de Catarina Costa, na categoria -48kg feminino. As duas medalhas de prata ganhas até o momento vieram também da canoagem com David Varela, no K1 100m, e com Bruno Afonso, no C1 100 m. Já as duas medalhas de bronze foram atribuídas a Pedro Mateus e João Gomes no remo LM2-, e a Hugo Figueiras e Sara Sotero, na canoagem, em K2 200m mistos. Conheça todos os resultados e acompanhe as provas em eug2018.com.

Os EUG 2018 chegam ao fim no próximo sábado, 28 de julho. A cerimónia de encerramento tem início às 21h00 no Campo Principal do Estádio Universitário de Coimbra. Junte-se a nós e venha despedir-se desta edição dos Jogos, a primeira que teve lugar em Portugal.


Apesar de tímido, o verão já chegou e com ele multiplicam-se as propostas de atividades para miúdos e graúdos, um pouco por toda a cidade. Uma dessas sugestões é o programa de visitas noturnas à Universidade de Coimbra, conhecido como “UC by Night”. Até 8 de setembro, sempre aos sábados às 21h15, a Universidade de Coimbra abre as portas ao público para uma visita diferente, num ambiente intimista. Também no Museu da Ciência da UC, no âmbito da Ciência Viva no Verão, o mês de agosto promete ser animado com atividades relacionadas com a água e a biodiversidade marinha.


 Teve oportunidade de assistir ao espetáculo de vídeo mapping durante a semana passada? “A Luz do Jogo” e “UC: Uma História de Luz” trouxeram ao Pátio das Escolas mais 17 mil pessoas, ao longo dos vários dias de exibição. Obrigada a todos pela presença e esperamos que tenham gostado!


A UC Global também vai aproveitar o verão e, por isso, fazemos uma pequena pausa. Votos de umas boas férias e até setembro! 


A UC foi notícia

(A visualização dos conteúdos pode requerer autenticação)

Uma empresa formada por um grupo de químicos da Universidade de Coimbra acaba de obter 700 mil euros de fundos europeus para desenvolver detergentes ecológicos a partir de óleos alimentares usados

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


A Agenda UC sugere

Hoje, às 17h30, não perca a inauguração da exposição fotográfica, “A Postcard From Coimbra”, de Vítor Murta, que terá lugar nos Gerais da Faculdade de Direito.


No âmbito do Programa Ciência Viva no Verão em Rede, o Rómulo Centro Ciência Viva da UC, está, desde o início da semana, na esplanada do Café Santa Cruz com atividades científicas para o público em geral. Amanhã, das 10h00 às 13h00, passe pela baixa da cidade e descubra o que a ciência lhe reserva.


Saiba mais em agenda.uc.pt