Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 117

13 de setembro de 2018


Na próxima quarta-feira damos as boas-vindas aos nossos estudantes com dois eventos a não perder. Pelas 10h30, a Sala dos Atos Grandes recebe a Cerimónia de Abertura Solene das Aulas que terá transmissão em direto em uc.pt. Ao fim da tarde, às 17h00, juntamo-nos no Jardim Botânico para a receção aos novos estudantes que serão convidados a levar uma planta para casa e a cuidar dela até ser replantada mais tarde. O projeto UC.Plantas pretende promover a biodiversidade e contribuir para a recuperação das florestas.


Na semana em que decorrem as matrículas presenciais na UC temos boas notícias. Conseguimos transformar o processo de matrícula em algo bem mais simples e agradável para quem chega agora à universidade, sem as longas esperas do passado e com um atendimento mais personalizado.


Pela primeira vez, um projeto coordenado pela UC foi aprovado para receber financiamento europeu no âmbito do programa Erasmus+ Capacity Building in Higher Education. O projeto SUGERE vai receber cerca de um milhão de euros para desenvolver as geociências em três Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.


O cientista Jorge Paiva, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, vai receber o estatuto de sócio de honra da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO). A distinção é entregue amanhã, às 11h00, no Colégio de S. Bento, onde o botânico e ecólogo vai proferir a palestra “Tectónica de placas: testemunhos fitogeográficos”.


Coimbra recebe, a 26 de setembro, o Workshop de Capacitação em Transferência de Conhecimento e Estratégias de Valorização da Propriedade Industrial. Uma oportunidade para adquirir e atualizar competências numa das áreas mais estratégicas dos nossos dias. As inscrições estão disponíveis aqui.


“Caminhos" é o tema da 21.ª Semana Cultural da UC que vai realizar-se de 1 de março a 12 de abril de 2019. As candidaturas de propostas de iniciativas decorrem até 1 de outubro.


Terminamos com música: o ciclo de concertos Hortus Musicalis está de regresso ao Jardim Botânico. Amanhã, às 9h30, atuam Marcelo dos Reis e Angélica Salvi.


Relembramos que amanhã à noite o Pátio das Escolas recebe a Orquestra Clássica do Centro com o concerto do ciclo “Serenatas com a Lua por perto”, em homenagem a Rui de Alarcão.

A UC foi Notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolhe até sexta-feira, a 15.ª Conferência da Rede Europeia da Carreira Dual Atleta Estudante (European Athlete Student-Dual Career Network -EAS).

Com 3184 estudantes colocados, a Universidade de Coimbra teve o número de colocados na primeira fase do Concurso Nacional de acesso mais elevado desde que se mantêm registos organizados.

No arranque do novo ano letivo, "20% dos estudantes da Universidade de Coimbra são de origem internacional", frisou João Gabriel Silva. Segundo o Reitor, a Universidade de Coimbra "é a única universidade portuguesa que atingiu esse patamar, o que ocorreu este ano pela primeira vez".