Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 118

20 de setembro de 2018


Ontem assinalámos o início do ano letivo com a cerimónia de Abertura Solene. O Reitor da UC começou por dirigir-se aos novos alunos a quem deu as boas-vindas e frisou o direito de cada um em participar ou não nas atividades de acolhimento, afastando qualquer tipo de praxe humilhante, discriminatória ou degradante. O papel central da investigação científica, os desafios da evolução demográfica e a qualidade dos professores bem como do pessoal técnico foram assuntos que João Gabriel Silva destacou. Para o Reitor, a UC quer-se Global e um dos caminhos passa por atrair jovens do mundo inteiro, um trabalho que tem vindo a ser feito com sucesso já que se atingiu no ano letivo passado a fasquia de 20% de estudantes estrangeiros. “O caminho é difícil, mas está ao nosso alcance” foi a nota de otimismo que fechou a intervenção. Veja aqui o discurso na íntegra.


No próximo domingo, às 18h00, a Orquestra Académica da Universidade de Coimbra leva ao palco do TAGV o Concerto de Abertura do Ano Letivo. Vão ser apresentadas obras de compositores contemporâneos, num concerto que é um convite a comemorar os 150 anos do nascimento de José Vianna da Motta e os 100 anos da morte de António Fragoso e Claude Debussy.


A ópera está de regresso ao Pátio das Escolas
e já pode levantar o seu ingresso, gratuito, no TAGV. A 29 de setembro, pelas 21h30, o espetáculo “Visitação à Ópera - Sansão e Dalila” promete animar a noite na UC. Contamos consigo?


A Rádio Universidade de Coimbra volta a abrir as portas para os cursos de Informação, Locução/Realização e Técnica. Inscreva-se já e faça parte da única rádio-escola do país. Mais informações aqui.


Até 4 de outubro não pode perder as muitas atividades propostas pelo Cria’ctividade
, que aposta na integração alternativa à praxe. Concertos, workshops, filmes, debates, desporto e poesia, o difícil vai ser escolher.


Até 12 de outubro pode candidatar-se ao Prémio de Voluntariado Universitário do Santander Universidades. O prémio é um incentivo à cidadania ativa dos jovens do Ensino Superior.


Hoje, pelas 12h00, a Sala do Senado recebe a Cerimónia de Tomada de Posse dos Embaixadores da 3ª Edição da Académica Start UC.


Está lançada mais uma edição do CEBT
(Competências Empreendedoras de Base Tecnológica). São 40 horas de workshops, sessões de mentoring e coaching de 10 a 31 de outubro de 2018. As inscrições já estão abertas e terminam a 5 de outubro.


A UC foi Notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)
O projeto “SUGERE”, coordenado por Nelson Rodrigues, docente do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, vai receber um milhão de euros para “desenvolver as geociências em três Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s)”.

Paula Martins teve a nota mais alta de entrada na UC, 19,6 valores. Vem de Pinhel para estudar Direito.

A Universidade de Coimbra recebeu, no ano passado, nove estudantes refugiados, oriundos sobretudo da Síria, mas também Líbia, Ucrânia e Rússia. Este ano já há novas candidaturas.