Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 120

04 de outubro de 2018


A Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra foi renovada por mais quatro anos. O prolongamento desta plataforma, atribuída à UC em 2013, foi recentemente anunciada pela UNESCO.

Estão abertas, até 23 de novembro, as candidaturas à edição de 2019 do Prémio Universidade de Coimbra. O prémio, no valor de 25.000 euros, distingue anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha destacado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência.

José Pedro Paiva, Professor Catedrático do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da FLUC, é o vencedor da edição de 2018 do World Christianities Essay Prize, atribuído pelo The Journal of Eclesiastical History, uma das mais prestigiadas publicações científicas de história religiosa do mundo, editada pela Cambridge University Press.

“Ensino Superior: Governo e Organização” é o tema da conferência que o Conselho Geral da Universidade promove no dia 12, no Teatro Paulo Quintela. A reflexão conta com a participação de oradores nacionais e internacionais de relevo, entre eles, Luke Georghiu, Vice-Reitor da Universidade de Manchester.


Na próxima quinta-feira, 11 de outubro, acontece o II Encontro de Tunas, no Centro Cultural D. Dinis. O evento pretende recolher bens que vão reverter a favor da população carenciada da zona de Coimbra. Para participar é necessário o donativo de um género alimentar. Não falte!

Sabia que no Jardim Botânico existe um nenúfar gigante e que a sua flor dura apenas cerca de 40 horas? Conheça mais sobre a Victoria cruziana, um dos ex-líbris do Jardim, e descubra ainda outros Segredos do Jardim aqui.

Na próxima segunda-feira o TAGV propõe dois filmes: “O Prazer”, de Max Ophuls, e “French Cancan”, de Jean Renoir. Para ver às 18h30 e 21h30, respetivamente.


Já começou mais uma Festa das Latas e Imposição de Insígnias. A todos os nossos estudantes desejamos uma boa festa e, até domingo, aproveitem ao máximo!

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada) 

Realizou-se na terça-feira a cerimónia de doutoramento Honoris Causa do Emir de Sharjah – uma das sete monarquias dos Emirados Árabes Unidos – na Universidade de Coimbra. A Academia considera que o Emir tem atividade de mérito na recolha de documentos dos Descobrimentos portugueses, entre os quais o patrocínio da primeira edição completa do “Livro de Duarte Barbosa”, um manuscrito do século XVI que andou perdido durante muito tempo.
Especialistas europeus reúnem em Coimbra para promover técnica que permite confirmar doenças em segundos, incluindo cancro. A espetroscopia Raman é muito pouco aplicada, apesar de ser "muito vantajosa para o diagnóstico precoce de múltiplas patologias", sustentam diversos especialistas europeus, que vão reunir-se em Coimbra para promover a introdução desta técnica na clínica.
 
O Convento São Francisco, em Coimbra, vai acolher, nos dias 8 a 10, o congresso internacional "José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel", num evento que terá a presença do Presidente da República e do ministro da Cultura.
O mérito nos EUG18 foi reconhecido. Os medalhados dos Jogos receberam um diploma de mérito desportivo da Universidade de Coimbra.