Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 121

11 de outubro de 2018


A UC Global traz boas notícias! A Universidade de Coimbra vai avançar para as maiores obras no Paço das Escolas desde o Estado Novo, depois de ter garantido um importante impulso financeiro para proteger e renovar os espaços mais emblemáticos. A candidatura, vocacionada para a valorização e recuperação da Sala dos Capelos, Palácio Real e Colégio das Artes, foi aprovada para receber três milhões de euros no âmbito do programa Centro 2020.


É já amanhã que acontece a conferência “Ensino Superior: Governo e Organização”, promovida pelo Conselho Geral da Universidade de Coimbra. A sessão de abertura, que conta com a intervenção de Luke Georghiu, Vice-Reitor da Universidade de Manchester, vai ser transmitida em direto no site da UC.

Também amanhã a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC celebra 246 anos. As celebrações do “Dia da FCTUC” começam às 14h00, no auditório do edifício central da faculdade, no Polo II. Na terça-feira, dia 16, é a vez de a Faculdade de Medicina comemorar o seu dia. A Subunidade 3, no Polo das Ciências da Saúde, recebe as atividades programadas para este dia, a partir das 10h45.

De 17 a 25 de outubro, os SASUC promovem mais uma edição da UC Skills, uma formação gratuita dirigida a estudantes da UC que visa desenvolver competências psicossociais e de comunicação, de forma a melhorar o desempenho no estudo e a performance académica.

Estão abertas, até 9 de novembro, as candidaturas para atribuição de uma bolsa de mestrado e uma bolsa de doutoramento no âmbito do protocolo entre a Universidade de Coimbra e a Fundação Macau. As bolsas têm como propósito estimular os estudos sobre Macau.

O Gabinete do Desporto da UC coloca à disposição da comunidade académica um leque de atividades desportivas com o objetivo de promover a atividade física, entre elas: canoagem, defesa pessoal e condição física. Venha experimentar!

A partir de sábado passe pelo Colégio das Artes e visite a exposição “Fiori nel Mare”, de Bruna Esposito. Os trabalhos vão estar expostos até 25 de outubro e podem ser vistos das 10h00 às 12h30.


No dia 18, o Centro Cultural Dom Dinis vai ser palco do jantar-tertúlia “As Repúblicas têm futuro em Coimbra?”. Não falte e dê o seu contributo para este debate.

Terminamos com uma sugestão musical para o fim-de-semana: no sábado, pelas 21h30, não perca o concerto de encerramento do “In memoriam de António Fragoso”, no Convento São Francisco. O maestro Pedro Neves vai dirigir o Ensemble MPMP, acompanhado pelas solistas Tamila Kharambura, no violino, e Inês Andrade, no piano.

A UC foi Notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desenvolveram uma nova geração de polímeros com propriedades antimicrobianas, o que constitui "mais um passo" para a prevenção de infeções hospitalares.
 
Os 20 anos que passaram sobre a atribuição do Nobel da Literatura a José Saramago foram pretexto para um congresso internacional em Coimbra em torno da obra do autor.
O concurso "Arrisca C" já ajudou muitos jovens a criarem o seu próprio negócio. Entrevista a Jorge Figueira, responsável da Divisão de Inovação e Transferência de Saber da Universidade de Coimbra.
 
A Universidade de Coimbra garantiu o prolongamento até 2021 da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável.