Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 122

18 de outubro de 2018
Uma equipa de investigação do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra descobriu uma formulação de nanopartículas que permitem libertar, através de controlo remoto por luz, duas moléculas no tratamento de doenças isquémicas como os Acidentes Vasculares Cerebrais. A descoberta, publicada na revista “ACS Nano”, contribui para o aumento da sobrevivência e proliferação das células endoteliais progenitoras transplantadas.
O desporto da UC está de parabéns! Na XI Gala do Desporto Universitário, a canoísta Francisca Laia foi distinguida como Atleta Feminina do Ano e a equipa de Canoagem da UC/AAC venceu na categoria Equipa do Ano. O programa educacional dos EUG Coimbra 2018 foi também distinguido com o Prémio Ética no Desporto e o coordenador-geral dos Jogos Europeus Universitários, Mário Santos, recebeu o prémio Prestígio.
 
O XXXVIII Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária atribuiu dois prémios a docentes de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da UC, na categoria “Casos Clínicos”.
 
Amanhã, dia 19, pelas 17h00, o auditório do Museu da Ciência recebe a sessão de abertura dos cursos pós-graduados da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. A intervenção está a cargo de Neil Armstrong, professor da Universidade de Exeter.

Até domingo leve os mais pequenos ao Hospital do Ursinho, no Forum Coimbra. A edição deste ano conta com a participação de 300 estudantes de Medicina, Farmácia, Medicina Dentária, Psicologia e Enfermagem que vão prestar cuidados médicos a peluches com o objetivo de desmistificar junto das crianças o medo da bata branca.
 
Está a chegar mais uma edição das “Jornadas Mundos e Fundos - Mundos Metodológico e Interpretativo dos Fundos Musicais”. Nos dias 25 e 26, não perca as conferências das Jornadas, na biblioteca da Casa das Caldeiras, e os concertos na Capela de S. Miguel, dia 26, às 21h30, e dia 27, às 18h30.
 
Aproveite os últimos dias da Festa do Cinema Francês. Até domingo passe pelo TAGV e assista a algumas das melhores produções cinematográficas francesas.
 
E já que falamos em cinema, saiba que chega hoje às salas o filme “Pedro e Inês”, de António Ferreira. A longa-metragem, filmada em 2017, percorreu vários espaços classificados como Património da Humanidade pela UNESCO.
 A UC foi Notícia

 (A visualização destes conteúdos pode requerer a autenticação na área privada)

Um consórcio europeu desenvolveu um colete inovador para monitorização contínua da doença pulmonar obstrutiva crónica. A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra participa no projeto com nove investigadores. (TSF Online)
Protótipo Informat foi o vencedor do concurso GovTech. Trata-se de um sistema robotizado semiautónomo para criação e gestão de aceiros e limpeza de terrenos florestais. O seu autor é o investigador da Universidade de Coimbra Domingos Xavier Viegas. (Diário As Beiras)
A Universidade de Coimbra vai avançar para obras de remodelação no Paço das Escolas, espaço classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, após ter recebido um financiamento de três milhões de euros do Programa Centro 2020. (Jornal de Notícias)