Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 123

24 de outubro de 2018


A Universidade de Coimbra continua a apostar no melhoramento da sua rede de alojamento para estudantes
, preparando-se para investir cerca de 300 mil euros em obras de requalificação de dois blocos da Residência Universitária João Jacinto. As obras vão ter especial incidência nas infraestruturas de cozinhas e casas de banho.

Amanhã, às 11h30, a UC assina um memorando de entendimento com a Academia Chinesa de Ciências Sociais. A sessão conta com a presença de Wang Jingqing, vice-presidente da CASS e alto quadro do governo chinês. Trata-se de mais um passo na reaproximação entre a Universidade de Coimbra e a República Popular da China.


A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra tem em curso um estudo pioneiro que mostra como reduzir os impactes ambientais das embalagens farmacêuticas. A aposta no ecodesign permitiria à indústria farmacêutica reduzir até cinco vezes os impactes ambientais do ciclo de vida das embalagens de medicamentos.

No dia 30 de outubro realiza-se o encontro anual da iniciativa PostDoc@UC. O evento, que pretende criar sinergias entre os investigadores doutorados da Universidade de Coimbra, vai ter lugar no Exploratório a partir das 9h00.

O Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) comemora 20 anos. Para assinalar a data, o Centro organiza um ciclo comemorativo, de 2 a 15 de novembro, com destaque para um congresso internacional nos dias 8 e 9 de novembro.

No próximo dia 5 de novembro é lançado o projeto SUPERA – Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia. A sessão vai ter lugar na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra, com início às 10h00.


A 10.ª edição do Arrisca C – Concurso de Ideias e Planos de Negócio está a chegar e as candidaturas já estão abertas. O prazo para entrega decorre até 4 de novembro de 2018.


No âmbito do Doutoramento em “Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades”, está a decorrer um estudo que pretende verificar a viabilidade e implicações da implementação de menus vegetarianos nas instituições públicas. Se utiliza as cantinas da UC pode colaborar no estudo através deste inquérito

E ainda...
Está a chegar mais uma edição do Festuna – Festival Internacional de Tunas de Coimbra. A 28.ª edição acontece a 27 de outubro, no Teatro Académico de Gil Vicente, com a noite de serenatas a ter lugar já amanhã.
No próximo sábado, às 17h00, o GEFAC lança o livro “Bico Bico Chão - 50 anos de GEFAC”. A apresentação da obra ocorre no foyer do Teatro Académico Gil Vicente, com as intervenções de Luís Filipe Menezes, vice-Reitor da Universidade de Coimbra, Laborinho Lúcio e representantes do GEFAC.
 A UC foi Notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada) 


Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra desenvolveram uma formulação de nanopartículas que permite libertar, através de controlo remoto por luz, duas moléculas no tratamento de doenças isquémicas. (Notícias ao Minuto)

Carros autónomos: nos últimos dias na A9 CREL têm sido testados os chamados carros do futuro; são veículos autónomos que andam sozinhos. No entanto, não dispensam a presença e a atenção de uma pessoa ao volante no lugar do condutor. (Antena 1)

A Universidade de Coimbra criou a Academia Sino-Lusófona, uma estrutura de formação e de estudos avançados que pretende estreitar a ligação entre a China e os países de língua portuguesa, com um foco na área do direito. (Observador)

O laboratório integrado da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra efetuou um conjunto de testes físicos às atletas da seleção nacional de padel que vão representar Portugal no Mundial da modalidade no Paraguai a partir de 29 de outubro. (Diário de Coimbra)