Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 124

31 de outubro de 2018


Para promover a prática desportiva na comunidade académica, chegaram os Jogos Universidade de Coimbra (JUC). A competição, em 10 modalidades, será composta por quatro ligas: Liga Académica, para estudantes; Liga Minerva, para docentes, não docentes e investigadores doutorados; Liga Alumni, para antigos estudantes e Liga 2I's para empresa parceiras da UC na área da Investigação e Inovação. As inscrições são gratuitas e decorrem até 15 de novembro.

Uma investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desenvolveu um método simples que usa bactérias e fungos, em separado ou de forma combinada, para aumentar a resiliência das plantas às alterações climáticas e, em simultâneo, reduzir o uso de agroquímicos.


É já na sexta-feira que arrancam as comemorações dos 20 anos do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). O ciclo comemorativo estende-se até 15 de novembro, com destaque para o congresso internacional nos dias 8 e 9 de novembro.

A Universidade de Coimbra promove, a 6 de novembro, o workshop “Proteção e Valorização de Resultados de Investigação para doutorandos e pós doutorados”, na Casa Costa Alemão (Polo II). As inscrições decorrem até dia 5.

Nos dias 9 e 10 de novembro, o Centro Cultural Dom Dinis acolhe a XVIII edição do Curso de Formação Básica – Educação Pelos Pares, que tem como objetivo promover apoio psicológico e emocional entre pessoas que partilham o mesmo tipo de experiências.

Estão prestes a arrancar as sessões de capacitação e mentoring do CEBT Ibérico 2018 – Competências Empreendedoras de Base Tecnológica, um programa que alia tecnologia, empreendedorismo, mentoria e investimento. A frequência no curso é gratuita e as inscrições terminam a 12 de novembro.

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) abriu candidaturas online para estudantes interessados em participar nas Comissões de Avaliação Externa que vão operar no 2.º ano do segundo ciclo regular de avaliação/acreditação 2018-2023. As inscrições decorrem até 30 de novembro. 

E ainda...
Hoje, às 20h30, propomos-lhe assistir às Sessões do Carvão, na Casa das Caldeiras. O ciclo abre com o filme “Lisboa, Crónica Anedótica”, de José Leitão de Barros. Segue-se uma conversa sobre a película exibida.

No sábado convidamo-lo a conhecer o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra
. Visitar a cúpula astronómica ou ver a coleção museológica são algumas das atividades para fazer a partir das 10h30. A visita é gratuita mas com inscrição obrigatória.
 
No mesmo dia traga os mais pequenos a participar nos “Sábados no Museu”, no Museu da Ciência. Os ateliês realizam-se todos os sábados até final de novembro, das 15h00 às 16h30, e requerem inscrição prévia.
 
O outono chegou e traz com ele o Magusto Intercultural, promovido pelos SASUC. No dia 10 de novembro, os estudantes da UC são convidados a degustar algumas iguarias próprias da estação. Inscreva-se!
 A UC foi Notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada) 

A Universidade de Coimbra e a Academia de Ciências Sociais da China assinaram um memorando de entendimento para "abrir portas a fortes relações de cooperação e intercâmbio" entre as duas instituições. (DN Online)
A Universidade de Coimbra está a requalificar uma residência de estudantes. O investimento surge na sequência de trabalhos que vêm sendo executados, desde 2016, com 132 camas, envolvendo cerca de 150 mil euros. (Público Online)
A Universidade de Coimbra e outras cinco instituições europeias de ensino criaram o consórcio European Campus of City-Universities (EC2U), com o objetivo de apresentar uma candidatura à fase piloto da "Ação-Chave 2" (KA2) do Programa Erasmus +. (Diário As Beiras)
Investigadores da Universidade de Coimbra e da Escola Superior Agrária fazem mapeamento das espécies invasoras no país. Um projeto particularmente pertinente nesta altura, isto porque depois dos grandes incêndios do ano passado, o eucalipto começou a expandir-se de uma forma espontânea para terrenos onde antes não existia. (RTP)