Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 125

08 de novembro de 2018


Uma equipa de investigação do Centro de Neurociências e Biologia Celular e do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra da Faculdade de Medicina da UC descobriu que o cogumelo “Coriolus versicolor” aumenta a complexidade dos novos neurónios formados no hipocampo adulto, uma área do cérebro ligada à memória. O estudo, publicado na revista “Oncotarget”, foi realizado em murganhos (ratinhos) submetidos a uma dieta com a biomassa do cogumelo.

Hoje, Duarte Nuno Vieira, diretor da Faculdade de Medicina, recebe o grau de Doutor Honoris Causa em Medicina pela Universidade de Medicina e Farmácia Grigore T. Popa, na Roménia. A cerimónia decorre a par do Congresso Internacional de Ética Médica, no qual o professor catedrático da FMUC é um dos oradores convidados.


Alertar a comunidade escolar e a sociedade para a necessidade de cuidar e proteger os cursos de água é o objetivo do LIVING RIVER, um projeto internacional inovador que integra uma equipa de investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A primeira reunião da equipa realiza-se hoje e amanhã, no Departamento de Ciências da Vida.

Está aberto o concurso para a atribuição de seis bolsas de doutoramento de grau dual do programa Carnegie Mellon Portugal, com início no ano letivo 2019/2020, nas áreas das Tecnologias de Comunicação e Informação. O Programa confere aos doutorados dois diplomas atribuídos pelas duas Universidades envolvidas. Mais informações estão disponíveis aqui.

O Festival Caminhos do Cinema Português está de regresso. De 23 de novembro a 1 de dezembro, o cinema nacional volta a estar em destaque com cerca de 60 filmes em exibição. A grande novidade desta 24.ª edição é a seleção “Outros Olhares” que vem questionar o que é o cinema hoje. 


E ainda...
Amanhã, pelas 18h00, são inauguradas duas exposições no Colégio das Artes: “Água e Luz”, de João Queiroz, e "Victória sobre o Sol - From Black Square to Loophole", exposição coletiva. Ambas vão estar patentes até 15 de fevereiro de 2019.
 
No mesmo dia e à mesma hora arranca o Linha de Fuga, um laboratório e festival internacional de artes performativas que acontece até 1 de dezembro. Às 18h00 é inaugurada a instalação "Terceiro Andar", de Luciana Fina, no Laboratório de Curadoria. No dia seguinte, Miguel Pereira apresenta, no TAGV, o espetáculo "Peça para negócio". Conheça aqui a programação completa da iniciativa.
 
No sábado, o Orfeon Académico de Coimbra promove um concerto comemorativo do centenário do Armistício da Primeira Grande Guerra. O espetáculo, que conta também com a atuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, começa às 21h30, no Salão de São Tomás do Seminário Maior de Coimbra.
 A UC foi Notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada) 

A resina de pinheiro pode ser muito importante para substituir o estireno, uma substância tóxica derivada do petróleo que é bastante usada na indústria. A descoberta saiu de um estudo de uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. (Antena 1)
 
O projeto SUPERA (Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia), recentemente lançado, pretende atenuar as desigualdades entre homens e mulheres na Universidade de Coimbra e garantir uma inclusão das questões de género nos cursos da instituição. (Diário de Notícias Online)
O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra reabriu ao público. O espaço foi uma das áreas mais afetadas pela passagem da tempestade Leslie. (RTP)
 
Luís Reis Torgal, Carlos Cordeiro e Fernando Pimenta, todos investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra foram distinguidos com o Prémio António Barbosa de Melo de Estudos Parlamentares 2018. (Diário de Coimbra)