Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 126

15 de novembro de 2018


O “banco universitário” da Universidade de Coimbra já emprestou mais de 32 milhões de euros desde a sua criação, em 2015. O inovador projeto desenvolvido na UC, e pioneiro a nível nacional, não é formalmente um banco mas cumpre uma das principais funções de qualquer estabelecimento bancário: dar crédito. Através do Fundo de Tesouraria da Universidade de Coimbra, o ‘banco universitário’ adianta financiamento aos projetos de investigação em execução, libertando os investigadores das contingências das transferências das entidades financiadoras.

Acaba de ser criada a Rede Lusófona pela Qualidade da Informação, uma iniciativa que pretende reunir a sociedade civil, os media, os jornalistas e as universidades da Comunidade de Países de Língua Portuguesa num espaço de discussão para procurar soluções que melhorem a qualidade e a credibilidade da informação jornalística.
 
Esta semana foram entregues os certificados aos 30 bolseiros dos diversos programas do Santander Universidades geridos pela Universidade de Coimbra. As bolsas apoiam a mobilidade e destinam-se a estudantes e docentes da UC que realizam períodos de estudo, docência ou investigação numa instituição na América Latina, Espanha e Países de Língua Oficial Portuguesa.
 
O Centro de Neurociências e Biologia Celular e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra da UC promovem, a partir de segunda-feira e até dia 30, a Semana da Ciência e da Tecnologia, com visitas a escolas, laboratórios abertos e outras iniciativas que pretendem divulgar em vários espaços da cidade a ciência e, em particular, a investigação desenvolvida na UC. As inscrições para as atividades devem ser feitas através do endereço scicomm@cnc.uc.pt.
 
O Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra celebra dez anos. No âmbito do programa de comemoração do aniversário, que vai decorrer ao longo do ano 2018/2019, realiza-se a 23 de novembro, às 10h00, o encontro “Ciência para todos - a comunicação de ciência em Portugal”. As inscrições, gratuitas mas obrigatórias, já estão abertas.
 
A SOS Estudante promove, no dia 21 de novembro, o workshop "Ansiedade de Desempenho", no Centro Cultural D. Dinis. As inscrições decorrem até à próxima segunda-feira.
 
Já se inscreveu nos Jogos Universidade de Coimbra? Os Jogos, organizados em quatro ligas, cada uma delas destinada a um público-alvo específico, oferecem a possibilidade de competir em dez modalidades diferentes. Saiba tudo aqui e participe!
 
E já que falamos em atividades desportivas, recordamos que o Gabinete do Desporto da UC tem à disposição da comunidade académica a experimentação de um leque de atividades desportivas que vão ao encontro de diferentes necessidades e gostos. Pode escolher entre Condição Física, Defesa Pessoal, Canoagem, Ténis e Atividades Sem Limites (desporto para pessoas com necessidades especiais).
 
A UC é coorganizadora do III Congresso sobre Desafios da Qualidade em instituições de ensino superior: das políticas à prática, que decorre de 29 a 30 de novembro, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. O congresso é um espaço de partilha, reflexão e trabalho conjunto sobre desafios e práticas para um quotidiano assente na qualidade.
 
A partir de hoje e até dia 25, os Serviços de Ação Social da UC convidam toda a comunidade universitária a colaborar na avaliação da oferta alimentar disponibilizada nas cantinas, restaurantes e bares geridos pelos SASUC nos vários polos da UC. A iniciativa permite melhorar a qualidade deste serviço público, adequando-o às necessidades e expetativas dos utilizadores.
 E ainda...
Começa amanhã a décima edição do festival de tunas Cantar de Estudante, organizado pela Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra. A partir das 21h00, a Faculdade de Medicina (Polo I) recebe a Noite de Serenatas e à mesma hora, no sábado, o TAGV é palco da Noite de Festival.
 
A Orquestra Académica da Universidade de Coimbra convida a Orquestra da Universidade de Santiago de Compostela para o II Encontro de Orquestras Académicas, a ter lugar sábado e domingo. Neste último dia, às 18h30, realiza-se o espetáculo principal, no Conservatório de Música de Coimbra, com a atuação das duas orquestras.
 
O Grupo de Cordas da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra organiza, no sábado, o I Festival entreCordas. O Conservatório de Música de Coimbra recebe, pelas 21h00, um concerto e uma masterclass de cordofones com Amadeu Magalhães.
 A UC foi Notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Investigadores de Coimbra descobrem vantagens de cogumelo para prevenir problemas de memória. Uma dieta que inclua o cogumelo "Coriolus versicolor" estimula os neurónios e poderá contribuir para prevenir problemas de memória relacionados com o envelhecimento, segundo estudo. (Observador)

Quanto lixo doméstico produzimos? Há uma app que responde a essa pergunta. Um investigador da Universidade de Coimbra desenvolveu uma aplicação que permite quantificar e qualificar, em segundos, os volumes de resíduos sólidos domésticos gerados por dia, mês e ano em cada um dos municípios de Portugal. (Expresso Online)

São tatuagens eletrónicas, vigiam a nossa saúde e agora são mais fáceis de produzir. Investigadores das universidades de Coimbra e da norte-americana Carnegie Mellon desenvolveram um método de produção de tatuagens eletrónicas em impressora tradicional, diminuindo "radicalmente o custo" deste dispositivo com múltiplas aplicações, como monitorização da saúde. (Público Online)

Uma investigadora da Universidade de Coimbra está interessada em desenvolver um sistema de avaliação de fertilizantes que têm origem em resíduos orgânicos domésticos. (Antena 1)