Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 127

22 de novembro de 2018
Dezanove estudantes sancionados por plágio e 58 punidos por fraude é o saldo do reforço do combate a estas infrações, desde a entrada em vigor do Regulamento Disciplinar dos Estudantes da Universidade de Coimbra, no início do ano letivo 2012/13. “Todos os casos provados têm consequências, com penas fortes. É importante fixar esta ideia de que as pessoas não podem violar as regras e devem seguir uma conduta ética responsável”, enfatiza o reitor da UC, João Gabriel Silva.
O químico polaco-americano Krzysztof Matyjaszewski, investigador de referência no estudo dos polímeros, recebe amanhã o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra. A cerimónia inicia-se às 10h30, na Sala dos Grandes Atos (Sala dos Capelos), e será transmitida em direto em uc.pt.
Umas palmilhas “inteligentes” aliadas a dois interfaces – um tablet e uma plataforma online de comunicação entre terapeuta e paciente – formam a solução tecnológica SwitHome que visa a reabilitação, em casa, de pacientes que tenham sofrido um AVC. A tecnologia resulta de uma colaboração entre o Instituto de Sistemas e Robótica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes.
O Centro de Estudos Sociais da UC vai integrar o consórcio europeu PLUS - Platform Labour in Urban Spaces: Fairness, Welfare, Development que analisa os principais impactos económicos das plataformas digitais no trabalho. O projeto recebeu um financiamento de três milhões de euros do programa Horizonte 2020.
Amanhã, o auditório do Centro Hospital e Universitário de Coimbra recebe a iniciativa Coimbra Innovation-days (i-Days) que tem o intuito de promover a inovação e o empreendedorismo na área da saúde entre estudantes do ensino superior e pós-docs. O evento, organizado no âmbito da rede europeia EITHealth, decorre em simultâneo em 21 parceiros europeus, entre eles, o Imperial College (Londres), a Universidade de Oxford (Londres), e o Instituto Karolinska (Suécia).
O Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra está de parabéns! Para celebrar uma década de existência acontece amanhã, às 10h30, o colóquio “Ciência para Todos”. Durante a tarde são apresentados os projetos Rómulo Digital e Escola Ciência Viva e, pelas 17h00, cantam-se os parabéns. O dia termina com uma conversa com o escritor Afonso Cruz.
A partir de amanhã e até domingo tem lugar mais uma edição da Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis de Coimbra. O evento, que decorre das 10h00 às 20h00, no Colégio de Jesus (com entrada livre), é organizado pelo Museu da Ciência e pelo Departamento de Ciências da Terra. Visite a feira e aproveite para almoçar connosco, já que nos dias 24 e 25, o Restaurante Universitário Colégio de Jesus estará excecionalmente aberto entre as 13 e as 15h00.
No sábado, Dia Nacional da Cultura Científica, o Museu da Ciência da UC acolhe a cerimónia de entrega dos Prémios Ciência Viva Montepio 2018. A sessão vai contar com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Os prémios são atribuídos anualmente como reconhecimento de uma intervenção de mérito excecional na divulgação científica e tecnológica em Portugal.
Estão abertas, até 12 de dezembro, as candidaturas à X edição do programa Explorer “Jovens Empreendedores”. O programa Explorer oferece formação e mentoria, de forma gratuita, a jovens dos 18 aos 31 anos que queiram desenvolver as suas ideias de negócio.
E ainda
Hoje, pelas 21h30, o Teatro Académico de Gil Vicente acolhe a peça “A Casa de Bernarda Alba”, com encenação de João Garcia Miguel e que acaba de ser apresentada em São Paulo, integrada na 3ª edição da mostra Yesu Luso – Teatro e Dramaturgia em Língua Portuguesa.
 
Também hoje, às 22h00, tem lugar mais uma sessão do PubhD Coimbra no Aqui Base Tango. Estudantes de doutoramento, das mais variadas áreas científicas, juntam-se num bar para falar de ciência.

Arranca amanhã mais uma edição do Festival Caminhos do Cinema Português. Até dia 1 de dezembro pode conhecer o melhor do que se tem feito no cinema nacional, tanto a nível profissional como académico. Ligado ao festival decorre ainda o curso de Cinemalogia, as inscrições estão abertas e a oferta é variada.
A UC foi Notícia
Universidade de Coimbra adiantou mais de 32 milhões para apoio a projetos científicos. O apoio financeiro permite ultrapassar duas das principais dificuldades que se colocam aos investigadores: o atraso na chegada dos financiamentos e o facto de muitos dos financiamentos a projetos de investigação científica funcionarem em regime de "reembolso". (Sábado Online)
 
A Universidade de Coimbra vai desenvolver um projeto para combater o desperdício alimentar na indústria queijeira, reaproveitando o soro essencialmente para bebidas fermentadas. (Diário de Notícias Online)
 
Um projeto de investigação a ser desenvolvido na Universidade de Coimbra pretende aumentar a vida útil das baterias usadas nos veículos elétricos, através do controlo da sua temperatura. (Expresso Online)

Estudantes aprenderam a cozinhar com sobras. Levado a cabo pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, o workshop de cozinha ensinou a aproveitar sobras do almoço ou do jantar, tornando-as em refeições económicas e saborosas. (Diário de Coimbra)