Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 128

29 de novembro de 2018

O calendário e o mecanismo de eleição do novo Reitor da Universidade de Coimbra foram aprovados esta segunda-feira em reunião plenária do Conselho Geral. Há duas datas a ter em conta: o período de candidatura está aberto até 7 de janeiro e dia 4 de fevereiro realiza-se uma audição pública aos candidatos, na qual vão ser discutidos os programas com uma sessão de perguntas e respostas. A eleição do novo Reitor está marcada para 11 de fevereiro. Na reunião, o atual Reitor da UC, João Gabriel Silva, fez um balanço dos últimos dois mandatos.

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra é uma das parceiras do projeto HELP2 que acaba de obter um financiamento europeu de mais de 300 mil euros. O programa tem como objetivo facilitar e simplificar a comunicação científica na área da saúde, ao criar e desenvolver programas de aprendizagem para uma linguagem uniformizada no contexto europeu.

Amanhã, pelas 10h00, a Sala Keynes da Faculdade de Economia recebe o lançamento do livro “Estudos em Memória de Ana Maria Rodrigues”. A obra reúne mais de 20 textos de especialistas nas áreas contabilísticas e fiscais e é uma homenagem à docente e investigadora da FEUC.

No sábado assinala-se o Dia Internacional da Antártida e o Museu da Ciência da UC não deixa a data passar em branco. Amanhã, às 15h00, investigadores portugueses e brasileiros contam a sua experiência no Pólo Sul. “Entre pinguins e icebergues: Que ciência se faz da Antártida de tão especial?” é o tema da sessão a cargo do investigador da UC José Xavier.

No próximo domingo celebramos o Dia da Faculdade de Economia. A festa dos 46 anos realiza-se no auditório da Faculdade a partir das 14h30. Na quarta-feira, dia 5, é a vez de a Faculdade de Direito celebrar o 186.º aniversário. As comemorações têm início às 10h30 na sala Doutor Fernando Aguiar-Branco e às 15h30 decorre a sessão solene no auditório do Colégio da Trindade.

E ainda...

A Tuna Académica da Universidade de Coimbra encerra as comemorações dos 130 anos com um concerto solidário no sábado, às 18h00, no Seminário Maior de Coimbra. O evento vai contar com a atuação da Orquestra da TAUC, a Orquestra da Associação de Antigos Tunos da UC e pelos Grupos de Metais e de Fados da TAUC.

Na próxima terça-feira, às 21h00, realiza-se o concerto solidário “Uma Causa que nos Toca”, no âmbito da IX Semana Solidária do Instituto Justiça e Paz. A Antiga Igreja do Convento de São Francisco recebe o evento que conta com a atuação de vários grupos, coros e tunas de Coimbra. Os bilhetes estão disponíveis aqui.

A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A Universidade de Coimbra divulgou um balanço de 77 alunos punidos por plágio ou fraude desde 2012/13. O reitor João Gabriel Silva admite que esta é uma parte "relativamente pequena" dos casos reais mas diz que alunos já pensam duas vezes. (Diário de Notícias Online)

Folha de mirtilo pode tratar a esclerose múltipla? Investigadores de Coimbra acreditam que sim. Um projeto de investigação aposta no potencial terapêutico da folha de mirtilo, um subproduto agrícola desperdiçado, para o tratamento da esclerose múltipla. (Expresso Online)

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra criou uma molécula natural que a curto prazo pode substituir o tóxico estireno. A estratégia desenvolvida pelos químicos da Coimbra foi o tema eleito para a capa da conceituada revista científica Green Chemistry. (RTP 1 - Bom Dia Portugal)

O projeto Freedam, financiado pelo Fundo Europeu de pesquisa para carvão e aço e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, visa tornar os edifícios mais seguros durante os tremores de terra e também garantir reparações mais económicas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra trabalhou duramente neste plano para reduzir os danos de edifícios em situações de tragédia. (TSF)