Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 129

06 de dezembro de 2018

O Centro de Estudos Chineses (CASS-UC) já é uma realidade na Universidade de Coimbra. É o primeiro centro do género a estabelecer-se em Portugal e apenas o terceiro na Europa, depois de Bordéus e Helsínquia. Trata-se de mais um importante passo no reforço dos laços entre a UC e a República Popular da China, uma das prioridades estratégicas da Universidade.

Está a decorrer o processo eleitoral para os representantes dos estudantes no Conselho Geral da Universidade de Coimbra. As eleições realizam-se a 11 de dezembro e pode conhecer as três listas candidatas para representar os estudantes do 1.º e 2.º ciclos de estudos e as duas listas para o representante do 3.º ciclo de estudo aqui.

Também a 11 de dezembro decorrem as eleições para o Senado da UC. Vão ser eleitos os representantes dos corpos de técnicos (dois elementos) e de estudantes (um por cada unidade orgânica de ensino e investigação). Consulte aqui todo o processo.

Na próxima semana, na Faculdade de Letras, realizam-se duas lições de jubilação. No dia 12, às 14h30, António Manuel Martins, docente da Secção de Filosofia, profere a sua última aula. Já no dia 14, às 14h00, é a vez da docente da Secção de Estudos Clássicos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, Nair de Nazaré Soares, dar a última lição, com o tema “A palavra e a beleza: teatro do mundo e tradição clássica”. Ambas as lições vão ter lugar no Anf. II (4.º piso).

O auditório da Faculdade de Direito acolhe, a 11 de dezembro, a conferência internacional "Declaração Universal dos Direitos Humanos - 70 Anos". A conferência vai ter como intervenientes Ibrahim Salama, Diretor da Unidade de Tratados de Direitos Humanos da ONU, e Florence Benoît-Rohmer, Presidente Honorária da Universidade Robert Schuman (França).

Sabia que pode utilizar o cartão UC para realizar pagamentos nas unidades alimentares, mesmo sem ter adotado a vertente bancária, e que já pode fazer o seu pré-carregamento nas máquinas ATM ou online? Esta é apenas uma das funcionalidades disponíveis no Portal dos SASUC. Conheça tudo o que pode fazer com o cartão UC aqui.

No próximo sábado, dia 8, tem lugar a missa de homenagem à Padroeira da Universidade de Coimbra, a Imaculada Conceição. A celebração decorre na Capela de São Miguel às 12h00.

E ainda...

Hoje, às 21h30, o TAGV recebe a obra-prima do bailado clássico, “Lago dos Cisnes”. A companhia de Moscovo, Russian Classical Ballet, dirigida pela bailarina Evgeniya Bespalova, regressa a Portugal para apresentar uma nova produção deste espetáculo.

Amanhã, pelas 14h30, Diogo Ferrer vai estar no Colégio das Artes com a conferência "Intencionalidade e contradição no espaço arquitetónico". A sessão tem lugar na Sala 3 e decorre no âmbito do Doutoramento em Arte Contemporânea.

A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

O Museu da Ciência faz 12 anos e chega às 100 mil visitas. Carlota Simões, diretora do Museu, estima que dos 500 mil turistas que anualmente visitam toda a parte histórica da Universidade de Coimbra, 100 mil terão passado, desde o início do ano, por este espaço. (Diário de Coimbra)

Há um projeto a ser desenvolvido na Universidade de Coimbra para aumentar a vida útil das baterias dos carros elétricos. O segredo está no controlo da temperatura. Encontrar o ponto ótimo de funcionamento das baterias para que resistam mais tempo. (TSF - Negócios & Empresas)

Uma aplicação desenvolvida por estudantes de engenharia informática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra permite a quem tem limitações na voz comunicar de forma eficaz no seu quotidiano. (Notíciasao Minuto)