Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 130

13 de dezembro de 2018

Uma equipa multidisciplinar das Faculdades de Ciências e Tecnologia e de Medicina da UC desenvolveu uma tecnologia que representa uma revolução na saúde oral. A Biolocker representará uma mudança de paradigma na higiene oral, prevenindo a formação precoce da placa bacteriana, sem efeitos antimicrobianos, ao contrário das soluções de cuidados orais clássicas.

A Universidade de Coimbra é uma das entidades fundadoras da Aliança Internacional de Universidades de Cidades Geminadas com Guangzhou. A Aliança vai promover a cooperação entre as universidades de localidades geminadas com a cidade chinesa e construir uma plataforma de alto nível para potenciar a ação dessas instituições em prol do desenvolvimento das respetivas cidades.

Amanhã, a Universidade de Coimbra assina um protocolo de cooperação técnico-científica com a Talkdesk, uma plataforma tecnológica portuguesa que é uma empresa “unicórnio” (startup com um valor superior a mil milhões de dólares). Desta parceria poderá resultar a criação de mais de uma centena de postos de trabalho.

No próximo dia 18, Fernanda Cravidão, Professora Catedrática da Faculdade de Letras, profere a sua última lição. A aula de jubilação vai ter como tema “População, Território e Poder” e começa pelas 14h30 no Anfiteatro II da FLUC.

Um terço das crianças dos concelhos de Coimbra e Lousã não pratica qualquer desporto extracurricular, conclui um estudo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra publicado no American Journal of Human Biology. A investigação, que envolveu 424 meninas e 410 meninos, mostrou igualmente que os valores relativos à prática de desporto extracurricular são semelhantes em ambos os sexos.

Quer praticar desporto mas não sabe onde? O Estádio Universitário tem a solução: o Campo Sul. Trata-se de um campo desportivo de piso sintético e recebe marcações para futebol de 7 (dois campos) e futebol de 11. Os campos podem ser utilizados entre as 9h00 e as 24h00. Mais informações aqui.


E ainda...
O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra inaugura no sábado, às 17h00, a exposição “No dia seguinte está o agora”. O momento faz parte das celebrações dos 60 anos do Círculo e inclui um ciclo de conversas e um concerto. A entrada é livre.

Na próxima segunda-feira, às 18h00, realiza-se no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra inserida no Ciclo Ciência às Seis, intitulada "Comunicação Visual em Ciência" com Diana Marques, ilustradora no Museu de História Natural do Instituto Smithsonian.
A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)
A Universidade de Coimbra triplicou o financiamento competitivo obtido em sete anos, anunciou a instituição, indicando que em 2011 geriu 16,5 milhões de euros de financiamento, contabilizando este ano 48,2 milhões. (Diário de NotíciasOnline)

Investigadores da Universidade de Coimbra descobriram três proteínas que convertem células da pele em células que funcionam como sentinelas do sistema imunitário, uma investigação que pode abrir novas perspetivas na imunoterapia contra o cancro. (RTP Online)

A Universidade de Coimbra vai acolher o primeiro Centro de Estudos Chineses-CASS a estabelecer- se em Portugal - apenas o terceiro na Europa e o 11.º em todo o mundo. (Diário de Coimbra)

Investigadores da Universidade de Coimbra e da universidade norte-americana de Carnegie Mellon desenvolveram um método que permite produzir tatuagens inteligentes a partir de uma comum impressora de jato de tinta. Estas tatuagens podem servir, por exemplo, para monitorizar o comportamento do coração ou do cérebro. (SIC Notícias - Exame Informática)