Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 131

20 de dezembro de 2018


A Universidade de Coimbra lidera na capacidade de atração de estudantes internacionais
. Metade dos cerca de 13,5 milhões de euros que as universidades públicas esperam receber em 2019, fruto das propinas de estudantes internacionais, vão ter origem na UC. Estes números comprovam o crescimento sustentado e a liderança nacional da universidade na capacidade de atração de alunos estrangeiros, que atualmente são cerca de 20% dos alunos inscritos na instituição.

Preservar uma das mais belas bibliotecas do mundo é crucial. A Universidade de Coimbra está a estudar a criação de um novo acesso à Biblioteca Joanina e o projeto será da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura. Em causa está o estudo da área envolvente à biblioteca para desenvolver uma nova entrada que permita proteger este importante património e ao mesmo tempo melhorar as condições em que pode ser visitada.


Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, juntamente com outras instituições, desenvolveu um inovador tubo-guia biodegradável para regeneração do nervo periférico após lesões. Depois de implantado no paciente, o tubo-guia de base polimérica “vai indicar o caminho correto para que as extremidades separadas pela lesão (corte) possam juntar-se novamente e retomar a sua função”, explica Jorge Coelho, coordenador do estudo.

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra voltam a promover este ano uma ceia de Natal para os estudantes residentes deslocados. O evento decorre a partir das 18h00 de dia 24, na residência universitária Pedro Nunes. A participação de estudantes oriundos de vários países oferece a possibilidade de ficar a conhecer tradições e costumes de várias partes do mundo. 

 E ainda
Já que estamos em época natalícia saiba que pode oferecer às crianças da Casa de Infância Elysio de Moura uma experiência de cinema no TAGV. Trata-se de uma iniciativa denominada Bilhete Suspenso e vai proporcionar aos mais novos assistir a filmes de animação do festival internacional BeastKids, a ter lugar a 12 de janeiro. O desafio foi lançado ao TAGV pela Rádio Zig Zag (RTP) e enquadra-se na linha solidária do teatro. Os bilhetes podem ser adquiridos presencialmente na bilheteira do TAGV ou através da bilheteira online.

A terminar, a UC Global deseja-lhe umas boas festas e que 2019 traga bons motivos para celebrar. Regressamos no próximo ano com uma resolução: continuar a acompanhar tudo o que se passa no Universo UC!
 A UC foi Notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

As plantas adotadas pelos estudantes da Universidade de Coimbra (ao abrigo do programa UC.Plantas, promovido pelo Jardim Botânico) vão encontrar uma nova casa: a quinta do Palácio de São Marcos, afetada por um incêndio florestal e pela passagem da tempestade Leslie. (Diário As Beiras)

A Talkdesk vai contratar 100 pessoas para Coimbra em 2019. A tecnológica portuguesa vai criar um laboratório de inovação no IPN e desenvolver novas soluções em parceria com a Universidade de Coimbra. (Dinheiro Vivo Online)

Uma equipa de investigadores liderada pela Universidade de Coimbra está a estudar as propriedades antioxidantes da folha do mirtilo no combate à esclerose múltipla, uma doença degenerativa e incurável, que afeta mais de 8 mil pessoas em Portugal. (RTP 3 - Eixo Norte Sul)

 
Um estudo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, publicado no American Journal of Human Biology, revela que um terço das crianças de Coimbra e Lousã não pratica desporto extracurricular. (Visão Online)