Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 132

 10 de janeiro de 2019
A Comissão Eleitoral do processo para a eleição do Reitor da Universidade de Coimbra para o mandato 2019-2023 anunciou que foram aceites cinco candidaturas ao cargo. Os concorrentes são, por ordem alfabética, Amílcar Falcão, Duília Fernandes de Mello, Ernesto Costa, José Pedro Paiva e Yang Chen.
A Eleição do Reitor da Universidade de Coimbra para o mandato 2019-2023 será feita numa reunião plenária do Conselho Geral da instituição, marcada para 11 de fevereiro de 2019. A audição pública dos candidatos terá lugar uma semana antes, no dia 4 de fevereiro. Mais informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis em https://www.uc.pt/governo/cons_geral/eleicao_reitor_2019_2023.
 
Um estudo internacional sem precedentes, liderado por uma investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, avaliou o impacto das plantações de eucaliptos no funcionamento dos ribeiros em diferentes regiões do mundo. A investigação contou com a participação de 18 cientistas de várias instituições da Península Ibérica, América do Sul e África.

A Universidade de Coimbra volta a promover um ciclo de visitas gratuitas à Biblioteca Joanina, no âmbito das comemorações dos 300 anos da construção do edifício. As visitas destinam-se exclusivamente à comunidade universitária e realizam-se nos dias 21 e 22 de janeiro e 5 e 6 de fevereiro. As inscrições decorrem até 17 de janeiro.
 
Na próxima segunda-feira, a partir das 14h30, o Palácio Sacadura Botte recebe o evento “Partilha de Práticas Pedagógicas Inovadoras”. A iniciativa, organizada pelas Faculdades de Economia e Psicologia e de Ciências da Educação, conta com a participação de oradores nacionais e internacionais e é aberta à comunidade educativa.
 
Nos dias 24 e 25 de janeiro, a Universidade de Coimbra acolhe o VI Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público. Dedicado ao tema “Media: Poder, Representação e Epistemologia”, o congresso tem como intuito homenagear Isabel Ferin Cunha, professora associada do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras.

Já abriram as inscrições para o “Bot Olympics”, uma competição de robótica que vai decorrer de 21 a 24 de fevereiro, na Faculdade de Ciências e Tecnologia e na praça central do Alma Shopping. O período de inscrição para participantes, mentores e voluntários decorre até 25 de janeiro.
 
Estão também abertas as inscrições para a 4.ª edição do Dia Aberto da Faculdade de Economia, a ter lugar a 26 de abril. A iniciativa tem como objetivo dar a conhecer a Faculdade, o seu funcionamento e oferta formativa.
 
A época de exames está aí e, por isso, a Associação Académica de Coimbra e os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra colocam as cantinas à disposição dos estudantes como sala de estudo. Até 1 de fevereiro, a Sala A (cantinas azuis) vai estar aberta todos os dias, entre as 22h00 e as 04h00, e a Sala Luzio Vaz (polo III) de segunda a sexta-feira, das 19h00 às 04h00.
E ainda
Na noite do próximo dia 17, às 21h30, não perca o já tradicional Concerto de Ano Novo, no TAGV. A Banda Sinfónica do Exército, sob direção do seu maestro titular, Capitão Alexandre Coelho, interpreta obras de Dimitri Shostakovich, Aram Khachaturian, Duarte Ferreira Pestana, Philip Sparke, Frank Ticheli, Stephen Melillo, Adam Gorb e Arturo Márquez.
 
No dia seguinte, também às 21h30, é a vez de Bruno Nogueira subir ao palco do TAGV, com o espetáculo de stand up “Depois do medo”.
 A UC foi Notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Uma equipa de cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do Instituto Tecnológico para a Indústria da Noruega desenvolveu, pela primeira vez, um sistema robótico de impressão 3D com seis eixos de movimento, possibilitando a impressão de peças metálicas de grandes dimensões em vários ângulos e planos. (TSF)
 
No ano passado, a Universidade de Coimbra abriu 107 concursos para contratação de professores e investigadores. Este número permitiu à instituição encerrar 2018 com um recorde absoluto de abertura de concursos. (Diário As Beiras)
Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveram um novo método de produção de tatuagens eletrónicas que recorre a impressora de jato de tinta. Cada tatuagem demora 10 minutos a imprimir. (Exame Informática)
Uma universidade que seja cada vez mais global, sem perder a identidade de sete séculos, e mantendo-se como a grande referência da investigação e do ensino em Língua Portuguesa. É nessa dicotomia que tem corrido o seu mandato. Em jeito de balanço, quando estão prestes a terminar oito anos como reitor, João Gabriel Silva, que é também um reconhecido cientista, fala da UC, mas também das universidades em geral e da necessidade da sua adaptação aos novos tempos. (Jornal de Letras, Artes e Ideias)