Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 133

17 de janeiro de 2019

Nos dias 11 e 12 de janeiro, a cidade da Praia em Cabo Verde recebeu o Primeiro Encontro Internacional de Antigos Estudantes de Coimbra. Foram dois dias marcados por reencontros emotivos, recordações, partilha de estórias e de um património afetivo em comum.

Agostinho Almeida Santos, António Luzio Vaz, Jorge Veiga e Rui de Alarcão foram homenageados numa sessão solene que contou com a presença de várias personalidades de relevo em Cabo Verde, entre elas, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, também ele antigo estudante da Universidade de Coimbra. Veja as fotografias e o vídeo com os momentos mais marcantes do encontro na página dos Alumni UC, em uc.pt/alumni.

Investigadores das Faculdades de Ciências e Tecnologia e de Economia da Universidade de Coimbra e do Instituto de Telecomunicações de Aveiro estão a estudar novas estratégias para tornar as redes de telecomunicações mais resilientes a falhas, isto é, de terem a capacidade de reagir e continuar a funcionar perante eventos indesejados.

Daniel Azenha já tomou posse como presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra. O estudante de Geografia, da Faculdade de Letras, tem grandes expetativas quanto à política educativa, à ação social e à cultura. Reaproximar os estudantes da AAC é uma prioridade para o novo presidente.

Adriana Calcanhotto está de regresso à Universidade de Coimbra. A embaixadora da UC vai ministrar, entre março e maio, o curso, não conferente de grau, “Como escrever canções”. As inscrições, feitas na plataforma inforestudante, estão abertas até ao dia 15 de fevereiro.

O Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito, o Centro de Estudos Judiciários e a Ordem dos Advogados promovem a realização da 2.ª edição da Bienal de Jurisprudência em Direito da Medicina, amanhã, no Hotel D. Luís. O evento reúne investigadores, juízes, advogados, médicos, docentes e demais profissionais com interesse no direito da medicina.

Nos próximos dias 21 e 22 de janeiro, a Universidade de Coimbra, enquanto membro do Coimbra Group, organiza, através da Divisão de Relações Internacionais, o workshop “Recognition of Refugees’ Qualifications: looking for International Consensus”. Trata-se de uma ação de formação que conta com a participação de especialistas internacionais e cujo objetivo é a partilha de boas práticas e sua implementação.

Estão abertas as candidaturas aos Cursos de Formação de Línguas a ter lugar no 2º semestre de 2018/2019, oferecidos pelo Centro de Línguas da Faculdade de Letras. A 3ª fase de candidaturas decorre de 18 a 22 de janeiro e a fase extraordinária de 4 a 5 de fevereiro, ambas através da plataforma inforestudante. As aulas iniciam-se a 18 e 19 de fevereiro.

De segunda a sexta-feira, das 15h00 às 17h30, os membros da Comunidade UC podem lanchar na cantina Químicas, no Polo I. O menu tem à disposição bebidas quentes e frias, sanduíches, tostas e torradas, produtos de pastelaria, iogurtes e outros pequenos snacks. Saiba mais aqui.

E ainda...

O Museu da Ciência da UC tem patente a exposição "Cartas Geográficas do Iluminismo" que assinala os 482 anos da transferência definitiva para Coimbra do Estudos Gerais, por ordem do Rei D. João III, a 16 de Janeiro de 1537. Não deixe de visitar!

Hoje, a partir das 18h00, o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra celebra o 1 000 056.ª Aniversário da Arte. No Círculo Sede há performances, instalações, concertos e jogos que se prolongam pela noite.

Os Estudos Feministas, o Território, o Risco e as Políticas Públicas e ainda as Neurociências serão os temas abordados na 14.ª edição do PubhD em Coimbra. O regresso do evento – que pretende fazer divulgação científica num ambiente informal e descontraído – está marcado para as 22h00 de hoje no bar Aqui Base Tango.

Na próxima segunda-feira, venha madrugar no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra e assistir ao eclipse total da Lua. Das 4h00 às 6h00 junte-se a nós e não perca este fenómeno.

A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Entrevista a João Gabriel Silva. O reitor deixa a Universidade de Coimbra a 1 de março, ao fim de 8 anos à frente desta instituição. (Antena 1)

Arrisca C já permitiu criar 25 novas empresas em 10 anos. O concurso de ideias e planos de negócio entra na fase de avaliação das mais de uma centena de candidaturas. (Diário de Coimbra)

É fácil deixarmo-nos levar pela azáfama do quotidiano e relegarmos a saúde para um segundo plano, evitando idas ao médico e indo apenas quando é inevitável. Foi este (mau) hábito que terá levado um grupo de seis alunos da Universidade de Coimbra a criar uma aplicação para ajudar a manter a sua saúde em ordem e relembrá-lo de ir ao médico: a Check Me Up. (Notícias ao Minuto Online)

Cientista de Coimbra lidera estudo pioneiro sobre efeito do eucalipto em riachos. Um estudo internacional sem precedentes avaliou o impacto de plantações de eucaliptos no funcionamento dos ribeiros em diferentes regiões do mundo. (Expresso Online)