Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 135

31 de janeiro de 2019

Na próxima segunda-feira, dia 4 de fevereiro, o Auditório da Reitoria recebe a audição pública dos candidatos a Reitor da Universidade de Coimbra. Não perca a oportunidade de ouvir os quatro candidatos: Amílcar Falcão (9h30 às 11h00), Duília de Mello (11h15 às 12h45), Ernesto Costa (14h00 às 15h30) e José Pedro Paiva (15h45 às 17h15). Mais informações aqui.

Alguns tipos de fungos “andam à boleia” das aves para colonizar novos territórios com os seus parceiros vegetais, as plantas. Estes dados foram revelados, pela primeira vez, num estudo desenvolvido por uma equipa de investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Amanhã e sábado, a Faculdade de Economia acolhe o 2.º Encontro Anual de Economia Política. O evento é dedicado ao tema “Democracia, Desenvolvimento, Desigualdade”.

Na segunda-feira, às 10h00, vários eurodeputados vão juntar-se na Faculdade de Letras para um debate promovido pela TSF. O debate será gravado ao vivo, no Anf. III (4.º piso), e prevê-se a sua transmissão no mesmo dia, pelas 15h00.

No dia 14 de fevereiro, às 20h00, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra promovem um jantar de dia dos namorados, no Centro Cultural D. Dinis. O jantar vai ser acompanhado por música ao vivo e vai contar com um jogo em torno de cinema e bandas sonoras românticas, com direito a prémio. As reservas devem ser feitas para gabadmin@sas.uc.pt ou através do 939 838 593.

O XVIII Curso de Formação Básica - Educação pelos pares, promovido pelos SASUC, realiza-se nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro de 2019, na sala de estudo da Residência Universitária António José de Almeida. A inscrição é gratuita, mas obrigatória e deve ser feita até 10 de fevereiro aqui.

A Júnior Empresa do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia acaba de criar a Escola Molecular, a primeira escola pré-universitária de Química em Portugal. As aulas acontecem a 2, 16 e 30 de março e 13, 25 e 27 de abril. As inscrições são gratuitas, mas limitadas a 30 alunos, e estão abertas até 8 de fevereiro.

A SOS Estudante está em fase de recrutamento de voluntários para o atendimento telefónico. Procuram-se estudantes do Ensino Superior de Coimbra, maiores de 18 anos e de qualquer área. As candidaturas decorrem até 9 de fevereiro.

 E ainda
Pelo segundo ano consecutivo, a extensão da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã - inicia-se com uma antecipação no Teatro Académico de Gil Vicente. Inserida no ciclo Cinema em Família, a primeira apresentação da mostra decorre já no sábado. A exibição do restante festival tem lugar entre 26 e 27 de fevereiro.
 
Na próxima segunda-feira celebra-se o início do ano novo chinês e o Instituto Confúcio da UC não deixa a data passar em branco. A partir das 15h00 há várias atividades programadas, tais como, provas de comida chinesa, desenhos, cortes de papel, entre outras. Não falte!
 A UC foi Notícia

O estatuto estudante-atleta, aprovado no Conselho de Ministros, é já realidade sólida na Universidade de Coimbra, que conta com mais de uma centena de jovens que usufruem deste estatuto. A UC é também um dos espaços de ensino superior pioneiros no país na criação de vantagens para quem estuda e representa desportivamente o seu estabelecimento de ensino ou se enquadra na prática de alta competição representando clubes e seleções nacionais. (Diário de Coimbra)

Gonçalo Quadros, fundador e presidente da Critical Software, tem parcerias com a NASA e foi escolhido pela Universidade de Coimbra pelo "uso do conhecimento para o bem da sociedade". O engenheiro eletrotécnico e empresário Gonçalo Quadros é o vencedor da 16ª edição do Prémio Universidade de Coimbra. (Jornal de Notícias)

Cientistas das universidades de Coimbra, Porto e Nova de Lisboa identificaram novos alvos de combate a micobactérias atípicas que causam infeções pulmonares graves como a tuberculose, num estudo ao longo de cinco anos. (Diário de Notícias Online)

Hazem Hadla é o primeiro refugiado sírio apoiado pela plataforma liderada por Jorge Sampaio a doutorar-se em Portugal. Cinco anos após a chegada, sente-se profundamente agradecido a Portugal, país que lhe permitiu tornar os sonhos em realidade. (RTP Online)