Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global n.º 136

07 de fevereiro de 2019

A Universidade de Coimbra entregou, pelo segundo ano, bolsas de mérito aos estudantes internacionais com melhor classificação de ingresso e de curso. As bolsas, que são um estímulo para o sucesso académico, foram entregues a 40 alunos.

Uma equipa do Centro de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desenvolveu e testou um conjunto de géis com elevada capacidade de remediação de ambientes contaminados com hidrocarbonetos de petróleo. O objetivo é encontrar “uma solução inovadora, de baixo custo e alternativa para os métodos atualmente utilizados na recuperação de ambientes contaminados com compostos derivados do petróleo”, adianta o investigador César Cavalcante Filho.

Uma equipa de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra integra o projeto internacional MED4Youth, que pretende estudar o impacto da dieta mediterrânica de baixa energia em jovens obesos e nas doenças cardiovasculares. A investigação recebeu um financiamento de 93.815€ da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Na próxima terça-feira, dia 12 de fevereiro, assinala-se o Dia da Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Do programa fazem parte workshops e conversas, com destaque para a conferência “O fim das coisas, fantasmas urbanos e bodes expiatórios”, a cargo de Carlos Fortuna. O auditório da faculdade recebe o evento a partir das 9h00.

A Casa Costa Alemão acolhe, no próximo dia 18 de fevereiro, o evento “O Vento nas Cidades”, promovido pelo CentroAdapt. A iniciativa promove o debate sobre temas relacionados com “a mitigação e a adaptação às alterações climáticas nos ecossistemas naturais, os desafios e oportunidades associadas”. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias.

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra promovem, pelo quinto ano consecutivo, o Torneio Inter-Residências. A competição inicia-se a 18 de fevereiro e é uma forma de fomentar o relacionamento e a troca de experiências entre os estudantes que habitam as 14 residências da UC.

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra celebra, a 19 de fevereiro, 27 anos de existência. Do dia da faculdade destaca-se a inauguração, pelas 09h30, do Auditório Rui de Alarcão, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo. A entrega dos prémios académico, desportivo e carreira e a conferência “O estudante atleta: novo enquadramento legal”, pelo Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, são ainda outros pontos da programação.

No âmbito do Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, está a decorrer um estudo sobre o bem-estar e experiências positivas em jovens adultos em transição para o mercado de trabalho. O projeto, que se encontra na segunda fase, destina-se a estudantes de todos os cursos e aos que terminaram o curso há menos de um ano. O inquérito online, bem como mais informações, estão disponíveis aqui.

E ainda...

Na próxima quarta-feira, 13 de fevereiro, pelas 18h00, o Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebe a palestra “Percursos Paralelos, Ciência, Fotografia e História no Conhecimento”, por Alexandre Ramires, historiador e colecionador de fotografia portuguesa. A palestra integra-se no ciclo "Ciência às Seis - Terceira temporada".

Sobe amanhã ao palco do TAGV “The End”. O espetáculo, que cruza as linguagens do teatro e do cinema e que se debruça sobre as temáticas da identidade e das fronteiras entre público/privado, ficção/realidade, mistura a performance ao vivo com a imagem-vídeo. A não perder, pelas 21h30.

No próximo dia 16, também às 21h30 e no TAGV, Cati Freitas apresenta o seu novo álbum “Estrangeira”. A cantora traz a Coimbra a sua mais recente produção depois do sucesso do disco anterior, “Dentro”.

 A UC foi Notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A abóbada da Igreja de S. Bento volta às origens, 87 anos depois. Templo de Coimbra foi destruído nos anos 1930. Algumas das suas pedras mais trabalhadas chegam agora ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, onde serão estudadas. Ao lado do sítio de onde saíram. (Público)

Um estudo desenvolvido por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra concluiu, pela primeira vez, que alguns fungos são transportados pelas aves para colonizar novos territórios com plantas. (SIC Notícias Online)

Investigação sobre mapeamento do cérebro, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, conta com financiamento de 1,8 milhões de euros do European Research Council. (Diário de Coimbra)

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra descobriu uma nova família de fungos numa das paredes da capela de Santa Maria, na Sé Velha, que está a deteriorar a pedra. (Diário de Notícias Online)