Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 137

14 de fevereiro de 2019

Amílcar Falcão é o próximo Reitor da Universidade de Coimbra (UC). A tomada de posse está marcada para 1 de março, dia em que a Universidade comemora o seu 729º aniversário.

Acaba de ser inaugurado o novo centro de processamento de dados (data center) da UC. Maior e modernizado a nível de potência, segurança e climatização, trata-se de um passo em frente que deixa a instituição a postos para os desafios do futuro, numa área em constante mutação. No mesmo espaço está também alojado o Navigator, o supercomputador do Laboratório de Computação Avançada da UC.

Estão concluídos os extensos trabalhos de reabilitação que a Universidade de Coimbra levou a cabo na Igreja e no Claustro do Palácio de São Marcos. As obras de recuperação de coberturas, fachadas e estruturas adjacentes deste monumento nacional afeto à UC decorreram ao longo do último ano e assentaram no princípio da intervenção mínima e na preservação da autenticidade do espaço.

Um estudo internacional liderado pela investigadora Seena Sahadevan, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, alerta para os impactos do aquecimento global nas comunidades de fungos de água doce. A investigação, já publicada na revista Science of the Total Environment, envolveu 32 investigadores de 31 instituições distribuídas por 18 países.

No dia 20 de fevereiro, a Quinta de São Marcos recebe as plantas adotadas no âmbito do programa UC.Plantas. As 500 pequenas árvores, de oito espécies, vão agora reflorestar aquele espaço, após os estragos provocados por um incêndio florestal e pela passagem da tempestade Leslie.

As XVII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC já foram apresentadas e têm como tema “Ofícios, Cantos e Contos: A Mulher e a Cultura Popular”. Espetáculos teatrais e de canto, colóquios e passeios etnográficos, são apenas algumas das muitas atividades programadas.

Estão abertas, até 4 de abril, as candidaturas à edição 2019 do Prémio Eduardo Lourenço. O prémio visa galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

A Fundação Portuguesa do Pulmão – Delegação de Coimbra, em parceria com o Laboratório de Bioestatística e Informática Médica e o Instituto de Higiene e Medicina Social, ambos da Faculdade de Medicina da UC, estão a realizar um inquérito sobre hábitos tabágicos na comunidade universitária estudantil da cidade de Coimbra. O objetivo é retirar conclusões sobre a relação entre tabaco e ambiente universitário para que se possam implementar estratégias futuras de cessação tabágica. O inquérito destina-se aos estudantes do 1º ciclo de estudos e mestrado integrado e está disponível até ao final do segundo semestre.

 E ainda...
Amanhã, pelas 11h00, a Sala CA3 do Colégio das Artes recebe a conferência “ Corpos Selvagens: arte, literatura, curadoria”, com a escritora, professora e crítica de arte Veronica Stigger.
 
Também amanhã, o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra abre portas com um motivo solidário: ajudar as crianças do Lar de S. Martinho - Obra do Padre Serra. Das 19h00 às 23h00, contemple as estrelas, saiba mais sobre os planetas e contribua com bens alimentares frescos para esta instituição.
O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra inaugura sábado, às 17h00, a exposição “Fermata”. A mostra vai estar patente no Círculo Sede.
 A UC foi Notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A Universidade de Coimbra desenvolveu um acelerador de partículas, pioneiro a nível mundial, que torna mais acessível um diagnóstico preciso e fiável do cancro da próstata e do cancro do pâncreas. (Observador)

Um conjunto de géis inovadores, com "elevada capacidade de remediação de ambientes contaminados com hidrocarbonetos de petróleo", foram desenvolvidos por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. (Diário de Notícias)

Francisco Veiga foi reeleito diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, para aquele que será o seu quarto mandato. (Diário As Beiras)

A Universidade de Coimbra avalia impacto da dieta mediterrânica na obesidade e doença cardiovascular. Um estudo da Faculdade de Medicina, apoiado pela FCT, pretende comparar a eficácia da dieta mediterrânica com a dieta convencional. (Diário de Coimbra)